quarta-feira, 17 de junho de 2015

9 sinais pra identificar a depressão

É comum as pessoas confundirem alguns sintomas da depressão com os de outras doenças.
 
Como dá pra saber se alguém está depressivo? “Há sintomas que podem indicar os primeiros sinais. Mas só o diagnóstico de um profissional pode confirmar”, afirma a professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Aparecida Conti, que lista os principais indícios:
1. Tristeza Todos temos o direito de ficarmos tristes e desmotivados. Quando o quadro é de depressão, a tristeza provoca mudança comportamental e há um sofrimento significativo sem causa aparente.
2. Ausência de motivação Falta de interesse e de energia para as atividades diárias.
3. Distorção da realidade O dia a dia fica sem sentido.
4. Alteração no apetite Comer demais ou não sentir fome.
5. Alteração do sono Algumas pessoas sentem muita insônia.
6. Dores As articulares, lombares e enxaqueca são comuns.
7. Paralisia da vontade Falta de desejo e de força até para levantar da cama.
8. Baixa autoestima Sentir-se incapaz de realizar qualquer atividade, não acreditar em si próprio.
9. Desgaste dos prazeres diários Desinteresse pelos momentos de satisfação do dia a dia.

NOTA DO EDITOR:
“O que a Bíblia diz sobre a depressão? Como um cristão pode superar a depressão?”
A depressão é uma condição amplamente disseminada, afetando milhões de pessoas, cristãs e não-cristãs da mesma forma. Aqueles que sofrem de depressão podem experimentar sentimentos intensos de tristeza, raiva, falta de esperanças, fadiga e uma série de outros sintomas. Elas podem passar a se sentir inúteis e até mesmo suicidas, perdendo o interesse nas coisas e nas pessoas com quem antes se alegravam. A depressão é frequentemente desencadeada por circunstâncias de vida, como a perda de um emprego, a morte de um ente querido, divórcio ou problemas psicológicos como a baixa autoestima e problemas causados pelo abuso.
A Bíblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor (Filipenses 4:4; Romanos 15:11), então Deus aparentemente quer que todos nós vivamos vidas alegres. Isso não é fácil para alguém sofrendo de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado através dos dons de Deus de oração, estudo e aplicação da Bíblia, grupos de apoio, grupos domésticos, comunhão entre os crentes, confissão, perdão e aconselhamento. Nós devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nós mesmos, e ao invés disso colocarmos nossos esforços para fora. Sentimentos de depressão frequentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si próprio e o põe em Cristo e nos outros.
A depressão clínica é uma condição física que deve ser diagnosticada por um médico. Ela não é causada por circunstâncias desafortunadas da vida, e os sintomas não podem ser aliviados pela vontade própria. Ao contrário do que alguns da comunidade cristã acreditam, a depressão clínica nem sempre é causada pelo pecado. A depressão pode às vezes ser um distúrbio que precisa ser tratado com medicação e/ou aconselhamento. É claro, Deus é capaz de curar qualquer doença ou distúrbio. No entanto, em alguns casos, ver um médico por causa de depressão não é diferente de ver um médico por causa de um machucado.
Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos aproximarmos dEle ainda mais quando sofremos provas e tentações. A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca pela ajuda profissional de que precisa. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).


Nenhum comentário:

Postar um comentário