segunda-feira, 7 de março de 2016

A síndrome da desunião .

Com certeza alguns cristãos não vão morar no mesmo lugar no céu! Parece uma afirmação estranha e fantasiosa, mais não é. A vida que estão levando aqui na terra com respeito a Unidade só nos leva a pensar que vão morar em um outro lugar, e não no céu. Ou pode ser que também lá no céu possa haver separações, tanto de cor ou credo e religião.
Vamos ver qual é a diferença básica entre UNIÃO e UNIDADE.
Existe uma explicação popular para as duas coisas:
União seria muitas batatas dentro de um saco..
Unidade seria estas mesmas batatas transformadas em um purê. (Tem sentido)
Vejamos o significado de ambas:

O que é União:
União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum.
União significa junção, ligação, que são seus sinônimos. Por exemplo, a ligação que existe entre os órgãos do corpo humano formando uma grande e competente estrutura, casamento significando a união entre duas pessoas.
União pode significar a reunião de todos os Estados brasileiros que formam a Republica Federativa do Brasil, ou União pode ser o nome de uma cidade brasileira que fica no estado do Piauí.
União também pode ser uma associação de vários sindicatos formados pelo agrupamento de várias associações de classe.


 O que é Unidade:
A palavra unidade tem origem no termo latim unitas e designa a qualidade do que é único ou indivisível. Tem como significado aquilo que é considerado de forma individual e não plural.
Unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade. Uma unidade militar é uma organização composta por militares que pertencem à mesma fracção de um sistema militar. Um hospital é constituído por diversas unidades, sendo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) uma das mais comuns.
Em Matemática a unidade é representada pelo número um. É o elemento a partir do qual se constroem todos os outros números naturais. Dois é o sucessor da unidade (ou soma de duas unidades), três é o sucessor de dois (ou soma de três unidades) e assim sucessivamente.
Nas Ciências, é designada como unidade de medida a grandeza física que serve de referência para uma determinada medição. Por exemplo, metro para comprimento, quilograma para massa, segundo para tempo. O Sistema Internacional de Unidades tem como objetivo uniformizar as unidades de medida. É um sistema adotado em grande parte dos países do mundo. Os Estados Unidos são exemplo de uma das poucas exceções.

O que que é unidade bíblica?
João 17:23  eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
Efésios 4:3  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
Efésios 4:13  Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Por que falar de unidade?
Porque a unidade é a base do sucesso do corpo de Cristo. Jesus disse que todo reino dividido, isto é, sem unidade ficará deserto e casa sobre casa cairá (Lc 11.17).
Sem unidade nada podemos conquistar ou alcançar.
Todos nós somos um corpo, que para funcionar bem cada membro deve estar unido ao outro, desempenhando seu papel com excelência.
Em Gn 11 a Bíblia conta a respeito da Torre de Babel, e Deus nos revela no versículo 6 que não há limites para um povo unido. Mas no que consiste essa unidade?
Unidade + União
Unidade é completamente diferente de união. União é apenas um amontoado de coisas ou pessoas. Na união não há compromisso, não há uma consistência, não há força. Já unidade é algo mais profundo, é uma relação, uma ligação.
Para a união virar unidade necessita as mesmas coisas para o saco de batatas virar purê:
1. Cozinhar as batatas
2. Descansar as batatas
3. Amassar as batatas 
Nós moramos em Igarapé Miri no estado do Pará por 24 anos, pastoreando igrejas e trabalhando como missionários com os ribeirinhos por muito tempo. Uma coisa se destacava naquela cidade, a falta de Unidade do povo de Deus. Era igreja contra igreja, irmãos contra irmãos, e havia casos de falta de unidade até mesmo dentro de um mesmo grupo.
Por muitos anos tentamos fazer um conselho de pastores lá, mais nunca conseguimos juntar os pastores para fazer alguma coisa juntos. Estar juntos não significa crer e seguir as mesmas coisas, mais simplesmente poder passar um tempo juntos, compartilhando e orando uns pelos outros.
Por vezes tentamos fazer o dia da bíblia juntos, mais também não deu certo, pois alguns pastores por ter a maior igreja ou por outro detalhe nunca concordava com os demais e por isso não fazíamos nada juntos. Depois de um tempo cada um fazia a sua programação, fato lamentável e muito triste. 

O que esta falta de unidade reflete na cidade?
1. Não se tem uma representação organizada e que possa responder pelos evangélicos na cidade.
2. Os pastores estão praticamente sozinhos: Um pastor não pode abrir o coração com as ovelhas pois com certeza elas não iriam entender. Por estar  no mesmo nível é ideal que os pastores, esposas de pastores e missionários pudessem ter alguém para poder compartilhar e abrir o coração.
3. Havia um exclusivismo nos púlpitos: Não é que você deixe pregar qualquer pessoa na sua igreja, mais é sempre bom e saudável de vez em quando trazer um amigo para dar uma palavra na sua igreja.
4. Em se tratando de batalha espiritual, cada um luta no seu setor sem cobertura de outros irmãos e com isso no geral o reino das trevas tem vencido muitas batalhas lá, e como consequência imediata um nível altíssimo na violência. São dados alarmantes e assustadores para uma cidade que é tão pequena.

"Quando não há unidade, não há força de vontade, não há objetivo comum e não há conquista"

Deus abençoa uma igreja unida. Muitas igrejas têm um enorme potencial, mas nunca alçam o que Deus deseja porque os membros gastam toda a sua energia enfrentando-se uns aos outros. Toda a energia é focada para dentro.
A Bíblia fala mais sobre unidade da igreja do que sobre céu e inferno. Igrejas são feitas de pessoas e não há pessoas perfeitas. Por isso, as pessoas entram em conflito umas com as outras. Os pastores precisam aprender como lidar com essas situações. Eles são chamados a fazer seis coisas quando a desunião ameaça a igreja.

1. Evitar as situações que provocam polêmica. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2.23,24 (NVI): “Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente”. Os pastores devem evitar provocar polêmica. Os líderes precisam ser exemplos para a igreja toda neste campo. Quando uma polêmica surgir, o pastor deve se recusar a se meter nela. Os líderes não precisam ter opinião sobre tudo. Algumas discussões não demandam sua participação. Converse sobre assuntos que importam.

2. Ensinar os criadores de caso a se arrependerem. A passagem de 2 Timóteo 2.25,26 (NVI) diz: “[O pastor] deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”. Muitos pastores não gostam de confrontação. No entanto, não há como escapar delas. O pastor deve, com toda a gentileza, instruir aqueles que estão criando dissensão e se opondo ao ensino da igreja.

3. Avisar aos criadores de caso que suas palavras negativas estão ferindo outras pessoas. Em 2 Timóteo 2.14,16 (NVI) encontramos: “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito e serve apenas para perverter os ouvintes. Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”. As pessoas precisam saber que suas palavras têm conseqüências.

4. Fazer um apelo à harmonia e à unidade. Paulo fez isso em Filipenses 4.2 (NVI). Ele escreveu: “O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor”. Havia duas mulheres bem voluntariosas na igreja. Seus nomes eram Evódia e Síntique e estavam causando muita agitação na igreja. O apelo de Paulo para que elas se unissem aparece na Bíblia. Uma briga na igreja não afeta apenas os combatentes porque influencia a igreja como um todo, já que as pessoas acabam por escolher um dos lados. Assim como Paulo, às vezes o líder precisa fazer um apelo à unidade diretamente àqueles que estão causando problemas.

5. Repreender com autoridade, se necessário. Paulo diz em Tito 2.15–3.1:
“É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze. Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom”. O pastor precisa confrontar a pessoa encrenqueira.

6. Tirar da igreja os encrenqueiros, se eles ignorarem as advertências anteriores. Tito 3.10,11 diz: “Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada”. Nenhum pastor gosta de fazer isso, mas há situações em que o último recurso é tirar a pessoa da igreja. É dever do pastor proteger a unidade de sua igreja. Se isso significa livrar-se do criador de casos, faça-o.
A Bíblia ensina que, quando a igreja cresce, Satanás faz tudo o que pode para causar divisão. Mesmo gente bem intencionada, crentes inclusive, podem ser usados como instrumentos de Satanás para ferir o corpo de Cristo. Os pastores, como guias do povo de Deus, têm o dever de proteger suas congregações da maior ameaça de Satanás: a desunião. A tarefa do pastor não é fácil, mas ele é chamado a realizá-la.

Fonte: Internet
Bíblia RA SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário