segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Como discernir entre a modernidade e o mundanismo na igreja.

Fica na pequena cidade onde passei a minha infância!
Introdução
Antigamente bastava olhar para uma pessoa para que percebesse que era um "crente", pela roupa que vestia e até pelo falar, mais as dúvidas se dissipavam quando a pessoa passava com a bíblia debaixo do braço. Os "crentes" não eram muitos comuns quando eu era criança. Havia uma Igreja da Assembléia de Deus na pequena cidade onde a minha família morava, e as pessoas que frequentavam aquela igreja eram pessoas conhecidas da nossa família. Mais parava por aí, cada grupo seguia a sua crença e sem se preocupar com este ou aquele grupo. Que eu me lembre eu particularmente não tive nem um amigo de infância que pertencia a qualquer igreja que não fosse a nossa.
Só na minha juventude foi que tive os primeiros contatos com pessoas crentes. Já podia ver que na escola havia algumas pessoas crentes. Mais o contato de fato se deu quando mudei para Belo Horizonte no final do ano de 1982. conhecemos a igreja através de um tio que nos convidou para ir lá. E estou até hoje no caminho dos crentes, pela graça do Senhor!

Ser modernos mais não mundanos é possível?
Eis uma grande questão que é debatida exaustivamente no meio evangélico. Isso é mundano, isso é pecado, isso pode ou isso não pode. O que fazer? Como proceder?
Certo pastor foi duramente criticado por gostar de se vestir bem, arrumar o cabelo, e até a fazer maquiagem. Alguns o defendeu, outros no entanto mesmo sendo da mesma denominação escreveram longos artigos aqui na internet para dizer que aquele pastor teria se tornado mundano.
Antes de prosseguir aqui precisamos definir o que é ser mundano.
Mundano diz respeito a mundo
Então temos de analisar primeiro que mundo é esse.
Mundo não é o  mundo físico.
Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.1 João 4:5
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. João 17:18
Não são do mundo, como eu do mundo não souJoão 17:16
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundoJoão 12:31
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. João 17:14
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1 João 5:4
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízoJoão 16:8
Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.1 João 3:13
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Tiago 4:4
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8:36

Esse mundo que a bíblia fala e Jesus também se refere não diz que é a terra física e tudo que nela contém. Então o que é?
Mundo = Sistema de governo desse mundo , onde o chefe e arquiteto de todos os planos é o diabo.
Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.João 16:11
Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; João 14:30

E agora? O que fazer? O que pode? O que não pode?  Como saber se aquela coisa que estamos fazendo é só modernidade ou é mundanismo mesmo?
Com que o mundanismo se parece?
Cristãos de gerações anteriores eram bem mais preocupados com o mundanismo que tipicamente somos. Muitos evangélicos nem mesmo parecem estar cientes de que o mundanismo ainda é um pecado.
Parece ter acontecido uma mudança radical em menos de 30 anos. Tenho imagens vívidas dos dois semestres que passei em um purgatório fundamentalista em meados da década de 70. Mundanismo era um dos pecados mais mencionados pelos palestrantes da capela na faculdade batista em que eu estava matriculado.
Da maneira que eles descreviam, mundanismo era basicamente o pecado de ser muito legal. Uma conhecida minha  uma mulher de meia idade  fora de moda  certa vez me censurou como mundano por eu usar lentes de contato. Ela estava certa de que meus motivos para usá-las eram provocados somente por vaidade carnal. Ela insistiu que eu optasse por um óculos bifocal com lentes grossas. Eu gosto do jeito que Deus te   fez , ela protestou.
Ele não me fez de óculos, lembrei.
Você sabe o que eu quero dizer, disse, balançando sua mão, como se fosse algo óbvio.
Claro. Faz todo sentido.
Nossos amigos   amish   vão mais alem. Sua estratégia para evitar o mundanismo envolve fugir de todas as conveniências modernas. O mesmo tipo de pensamento culmina em formas austeras de monasticismo, onde pobreza, celibato e solidão ascética são vistas como meios certos de evitar influências mundanas.
A verdade é que você pode viver uma vida totalmente reclusa ou ser tão fora de moda quanto Oh! Susanna e   ainda   ser mundano.
Isso não nega que o mundanismo surge como uma ameaça particular para aqueles que estão obcecados em estarem na moda. Não há dúvida de que a fixação em ser legal e estar na moda tornou mundano o próprio movimento evangélico.
Mundano   simplesmente significa pertencente a essa terra. De um lado, Hebreus 9.1 fala de um santuário terrestre  isto é, um santuário terreno e material, contrastado com o Verdadeiro tabernáculo  o templo celestial, que o Senhor erigiu, não o homem (8.2). Então, alguma coisa pode ser mundana (como o Tabernáculo) sem ser pecaminosa.
Por outro lado, Tito 2.12 fala de paixões mundanas, significando paixões que são postas em coisas terrenas e temporais. Amor por coisas terrenas é inconsistente com o verdadeiro amor por Deus, porque as paixões que dirigem as filosofias e sistemas de valor deste mundo são todas caracterizadas por orgulho e luxúria pecaminosa (1 João 2.15-17).
O pecado do mundanismo é a tendência de colocar as afeições em coisas da Terra, ao invés de coisas celestiais (cf. Colossenses 3.2). Amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tiago 4.4). É positivamente pecaminosos amar esse mundo presente e reter seus valores mais que amamos o céu e organizamos nossas vidas de acordo com valores celestiais (cf. Fp 1.23; Rm 8.5,6; Mt 6.19-21, 16.23).
Em outras palavras, mundanismo é um pecado do   coração .
Assim, mundanismo não é   necessariamente   sobre filmes, estilos musicais, as últimas tendências ou outros tabus fundamentalistas típicos. Essas coisas certamente   podem   ser mundanas e obviamente têm uma tendência a provocar o mundanismo pecaminoso na medida em que elas naturalmente apelam a nossas paixões e nos tentam a nos tornar obcecados com coisas terrenas.
Mas há um tipo ainda pior de mundanismo que esse. Religião  mesmo a religião conservadora, doutrinariamente sã  pode ser mundana também.
Pense sobre isso: se uma pessoa importa-se menos com o céu e com os valores celestiais que com um santuário mundano  seja isso uma catedral ornamentada, uma megaigreja com um quiosque da Starbucks na recepção ou uma igreja mal instruída em que segurar cobras é o entretenimento  essa pessoa é mundana e vive em desobediência a Deus.
De fato, conheço alguns fundamentalistas extremos que são os piores tipos de mundanos, porque pensam que santidade consiste somente em coisas externas e culturais, e eles não têm cultivado um amor genuíno em seus corações por aquilo que é espiritual.
Portanto, não dá para descobrir se você é mundano simplesmente observando como está seu visual ou que tipo de estilo de vida você tem. Se você quer reconhecer o verdadeiro mundanismo, você tem de avaliar seus desejos e paixões. O que você realmente   ama ? Uma vez que o mundanismo é inerente ao velho homem, quando você examina seu coração honestamente, é virtualmente certo que você descobrirá um grau de mundanismo ali.
As instruções bíblicas para lidar com mundanismo  são surpreendentemente simples:
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.   (Efésios 4.22-24)
Por Phil Johnson
Como uma igreja pode ser moderna, sem ser mundana?
Existe uma linha tênue que separa a modernidade do mundanismo. Essa linha é demarcada claramente pelas escrituras sagradas, ou seja a bíblia. Deus deixa bem claro que existe um caminho bom e que nos levará para desfrutar do privilégio de estar com Jesus por toda a eternidade.
Mais também a bíblia deixa muito bem claro que existe um caminho mau, e esse caminho vai levar aquele que por ele andar a uma eternidade de pranto e sofrimento. E aí que está o problema, aquilo que estamos fazendo é moderno ou mundano?
Vamos dar uma olhada em algumas áreas que podem se tornar extremamente perigosas para os cristãos, e hoje têm se tornado verdadeiros laços do inimigo.

1. Música
I Jo 2:15-17
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
 I Ts 4:3 
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;
 Rm 12:2 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus

Nos dois vídeos acima podemos já ter uma noção bem clara sobre a música. Mais para abrir um pouco a discussão vamos pensar algumas coisas.
1. Ouvir música do mundo ou secular é pecado?
2. O que é exatamente uma música mundana?
3. Tem instrumento mundano e santo?
Pode existir mais indagações, por isso vamos passo a passo fazendo enquetes no facebook, colhendo informações e por fim colocarmos aquilo que possa servir de base e orientação para a igreja.

2. Roupas.
 .
3. Diversão

4. Internet

5. Elementos estranhos nos cultos.

               Continua! Ainda sendo escrito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário