“Não estejamos dormindo assim como fazem os demais.” I Ts 5:6
Sono (do latim somnus, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou *estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
Ao dizer-se complementar, em conjugação com ordinário, quer-se significar tão somente que, na maioria dos indivíduos (com destaque, aqui, para os humanos), tais estados de consciência alternam-se, complementando-se ordinária, periódica e regularmente.
O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência. Dormir, nesta acepção, significa passar do estado de vigília para o estado de sono. No ser humano, o ciclo do sono era formado por cinco estágios, mas atualmente são quatro, pois os estágios N3 e N4 fundiram-se em N3, e duram cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos).[carece de fontes] Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono. Do que se tem registro na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias.
Os fins e os mecanismos do sono ainda não são inteiramente claros para a ciência, mas são objeto de intensa investigação.
A bíblia fala de dois tipos de sono!
1. O sono natural.
Deus nunca dorme!
Salmos 3:5
Como sabemos que Deus sempre está nos vigiando, podemos ter paz e descanso mesmo durante as crises. O salmista escreveu: “Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta”
Salmos 63:6
Quando não conseguimos adormecer, devemos meditar sobre o quanto Deus cuida de nós. “Quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas vigílias da noite”
Podemos nos sentir seguros ao saber que Deus nunca dorme e está sempre a nos vigiar. Em Salmos 121:2-4 a Bíblia diz: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.”
O sono é realmente um estágio necessário para o ser humano onde o seu corpo irá recuperar e restabelecer as forças que foram gastas durante o dia, ou o período em que o indivíduo ficou acordado.
O sono faz parte da vida natural do ser humano e as pequisas relatam que um homem normal pode dormir 1/3 de sua vida. Algumas funções dos órgãos internos são feitas durante o período em que a pessoa está dormindo. Ressaltando que não dormir adequadamente acarreta uma série de problemas físicos e mentais.
Mais nesse mundo moderno cada vez mais aumenta o número de pessoas que não dormem, ou seja tem insônia.
2. O sono espiritual.
Dormir pode ser simbólico de insensibilidade espiritual:
Rom.13:11,12
Conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos
Ef 5:14
Desperta, tu que dormes... Cristo te esclarecerá (iluminará)
1Tes.5:4-8
Não durmamos... vigiemos, e sejamos sóbrios
Quero me focar na imagem do vídeo da onça e do cachorro!
Os personagens:
Onça: O inimigo, o diabo
Cachorro: Cristão desapercebido
Desde que vi essa imagem, na hora veio em meu pensamento: É isso que está acontecendo com os cristãos. Muitos estão exatamente nessa situação de dormência e sono profundo a ponto de não perceber que o inimigo está muito perto e observando, e esperando o momento exato de lançar o seu ataque mortal.
Nota se que o cachorro foi abatido de um só golpe, certeiro e mortal. O qual não ofereceu nem uma resistência ao inimigo.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o sono do cachorro: Profundo e totalmente inerte, com os sentidos totalmente desligados.
Também a onça fica um bom tempo a olhar a sua vítima: Analisando e estudando qual seria a melhor forma de atacar, e ela pega diretamente no pescoço, uma zona fatal.
A bíblia nos ensina que devemos estar vigilantes o tempo todo pois o diabo o nosso inimigo está nos rodeando, procurando a quem possa tragar I Pe 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; Portanto, estejamos "Sempre alerta" para que não possamos ser devorados pelo inimigo que nos rodeia de dia e de noite.
Wanderlei Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário