Cegueira Espiritual.
E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
2 Reis 6:15-17
Nesse primeiro exemplo em que os internautas são convidados a brincar, parece uma brincadeira Inocente, mais que esconde muitos ensinamentos que são totalmente contrários a Bíblia (Palavra de Deus).
Mais antes de prosseguirmos aqui precisamos entender o que realmente é "Cegueira".
O que é Cegueira e perda de visão?
Cegueira nada mais é do que uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, mesmo com a melhor correção (qualquer recurso óptico como óculos ou lente de contato). Existem vários meios de avaliar a extensão da perda visual ou cegueira.
A cegueira pode ser reversível ou irreversível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que três quartos (75%) dos casos de cegueira no mundo são tratáveis ou preveníveis. Ir ao oftalmologista regularmente é uma das melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estima-se que existam 37 milhões de cegos no mundo. E 82% das pessoas que vivem com a cegueira têm mais de 50 anos, de acordo com a OMS.
A cegueira espiritual
A cegueira espiritual consiste na cegueira da mente, ou incapacidade de ver as coisas na dimensão espiritual , ou seja , enxergar o mundo sem ilusões , mascara social e auto imagem criada para ser aceito e escravizado por um sistema denominado pelas religiões como simplesmente “O Mundo”
Definição segundo o Google:
Vamos continuar de onde paramos e ver se realmente temos uma visão perfeita acerca das coisas espirituais. Aqui nesse "Universo" da Internet está recheado de coisas ruins, e quando nos deparamos com elas já desconectamos ou simplesmente fechamos essa janela.
Mais o maior problema é quando essas coisas ruins estão disfarçadas ou até modificadas em aparência de uma coisa boa e sem intenção maléfica. Quando nos deparamos com uma situação assim nos tornamos presas fácil para aqueles que querem usar a situação para fins maldosos.
E aí é muito comum ver muitos "Cristãos" brincando com essas coisas perigosas sem ter a real compreensão de que aquela simples brincadeira está transmutada de inocência. E não mais raro ainda é ver que tais brincadeiras se alastram com uma velocidade muito grande, atraindo e pegando quase todos que se sentem atraídos pelo "Clique aqui e veja".
Primeira Brincadeira Espírita
Vamos analisar a Luz da Bíblia essa brincadeira que está no Facebook:
1. O que a Bíblia diz sobre espiritismo?
A Bíblia diz que Deus é contra o espiritismo.
No livro de Deuteronômio 18:9-14, Deus dá ordens ao povo para não cometerem certas práticas, porque se assemelhariam aos povos vizinhos que não obedeciam a Deus.
Umas dessas práticas era a tentativa de comunicação com os mortos. Tal ato traria consequências negativas para o povo. O grande perigo é que tentar falar com os mortos abre uma porta para o diabo. Isto é porque comunicar com os mortos não é possível e muitas vezes a pessoa está na verdade estabelecendo contacto com um demônio.
No livro de 1 Samuel 28:3-25, vemos que o rei Saul desobedeceu a Deus e procurou uma mulher que invocava espíritos. Essa atitude do Rei Saul demonstrou que ele estava longe de Deus e por isso viria a sofrer pela sua desobediência.
No Antigo Testamento, Deus não só condenava a prática do espiritismo, como ainda castigava o praticante de tal ato
(Levítico 19:31). Deus quer que as pessoas O busquem para obterem respostas e não recorram a outras práticas ou entidades.
O espiritismo afirma que quando uma pessoa morre, a sua alma e espírito permanecem na terra e pode passar por vários passos para obter o aperfeiçoamento espiritual. Por outro lado, a Bíblia ensina que depois da morte, nada pode ser feito para conseguir a salvação. O destino da alma (céu ou inferno) vai depender se a pessoa durante a vida aceitou Jesus como Senhor e Salvador.
A Bíblia afirma em
Hebreus 9:27 que cada pessoa vive uma só vez e depois de morrer enfrenta o julgamento. Assim, não há nenhuma indicação que o seu espírito permanece na terra ou fica contactável.
2. Reencarnação
O que a Bíblia diz sobre reencarnação?A Bíblia diz que só vivemos uma vez, portanto a reencarnação não existe. A reencarnação é incompatível com o ensino da Bíblia.
Reencarnação é o mesmo que ressurreição?
Não. A idéia da reencarnação é que quando uma pessoa morre, o seu espírito volta de novo à terra para habitar noutro corpo, como outra pessoa mas ligada às vidas anteriores. Esse processo repete-se indefinidamente até que o espírito é aperfeiçoado. Algumas religiões, como o hinduísmo, o budismo e o espiritismo, acreditam na reencarnação.
Ressurreição é bem diferente. A Bíblia tem casos de pessoas que estavam mortas mas voltaram à vida no mesmo corpo (1 Reis 17:22; João 11:44). Foram ressuscitados, não reencarnados. Mas normalmente quando fala de ressurreição, quer dizer o dia em que todos que morreram vão acordar para serem julgados (Apocalipse 20:12). Só vão acordar uma vez e não vão ser pessoas diferentes.
João Batista foi a reencarnação de Elias?
Não. Quando Jesus disse que João Batista era o Elias que havia de vir, Ele não disse que era Elias mas que era o Elias, tinha o mesmo papel que Elias (Mateus 11:13-14). O próprio João Batista negou a pés juntos que era Elias (João 1:21). Os judeus acreditavam que Elias ia voltar porque ele não morreu, ele ascendeu ao Céu.
Também a transfiguração não foi uma reencarnação de Moisés e Elias, eles apareceram na sua forma santificada, como sinal da ressurreição que ainda há de vir (Lucas 9:29-31). E quando Jesus fala em nascer de novo a Nicodemos, deixa bem claro que é um nascimento espiritual, não voltar a nascer fisicamente (João 3:4-6).
A Bíblia não deixa lugar para dúvidas: só morremos uma vez (Hebreus 9:27). Além disso, a idéia por trás da reencarnação é que nós podemos nos salvar pelo nosso próprio esforço, ao longo de várias vidas. Mas a Bíblia diz que não há nada que podemos fazer para apagar nosso pecado, mesmo tentando viver da melhor maneira. A salvação é nos dada por Deus de graça e vem pela fé (Romanos 3:21-24).
3. Bruxaria
O que é Bruxa:
1. Termo usado para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.
2. Mulher a quem se atribui a prática da bruxaria, feiticeira.
Feiticeira: Substantivo ou Adjetivo
O que é Feiticeira:1 [OCULTISMO] m.q. BRUXA;
2 [por extensão] mulher atraente;
3 [Brasil] espécie de vassoura, de mesa ou de chão, que consiste num sistema de escovas que, rodando dentro de uma caixa, levam consigo migalhas e sujidade em geral para o seu interior;
4 [ENTOMOLOGIA] [Brasil] abelha social (Trigona recursa) da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra, que nidi-fica no tronco das árvores e produz pouco mel e de péssima qualidade; cu-de-velho, vamos-embora;
5 [ENTOMOLOGIA] [Brasil, MG] m.q. FORMIGA-FEITICEIRA;
6 [PESCA] rede de pesca de três malhas;
7 [ZOOLOGIA] m.q. PEIXE-BRUXA ('designação comum');
ETIM feiticeiro com alteração da vogal temática -o para -a;
O que a Bíblia fala sobre Feitiçaria!
Segundo a Palavra do Senhor, tais práticas não condizem com a verdade revelada de Deus acerca do estado dos mortos.
A Bíblia trata a respeito da feitiçaria ao posicionar-se contra todo e qualquer tipo de manifestação espiritualista (feitiçaria, macumba, candomblé, umbanda, espiritismo kardecismo, necromancia, parapsicologia, hipnose). As Escrituras condenam as práticas espiritualistas de tal modo que afirmam que todos aqueles que continuarem praticando-as ficarão fora do reino dos céus (Apocalipse 22:15) e serão castigados no lago de fogo e enxofre ao final do milênio (Apocalipse 21:8). Isto porque, segundo a Palavra do Senhor, tais práticas não condizem com a verdade revelada de Deus acerca do estado dos mortos (ver Salmo 6:5; 13:3, 115:17; Eclesiastes 9:5, 6 e 10; João 14:1-4; 1 Tessalonicenses 4:13) e serem de origem diabólica e demoníaca (cf. Apocalipse 16:14; 2 Coríntios 11:11-14; 2 Tessalonicenses 2:9-10). Sendo assim, Deus “abomina” tais experiências. Eis alguns textos que você poderá estudar:
Concluindo:
Perceberam o Grande perigo de aceitar e brincar com essas enquetes do Facebook. Como mencionei anteriormente, muitos cristãos desavisados ou mesmo sem conhecimento da Palavra de Deus estão caindo nessas armadilhas disfarçadas de brincadeiras.
Não brinque com fogo para não se queimar!
Fontes: Respostas Bíblicas
Dicionário Informal
Bíblia.com