Presidente ucraniano é neto de sobreviventes do holocausto nazista.
Volodymyr Zelenskyy (Foto: Reprodução/Twitter)
Nascido em 1978, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy é de uma família judia, vítima do holocausto. Enquanto enfrenta uma invasão russa, o presidente da Ucrânia vive milagres, com um fraco exército sendo capaz de retardar o poderoso exército da Rússia.
Zelenskyy é filho de Oleksandr Zelenskyy, professor e chefe do Departamento de Cibernética e Hardware de Computação da Universidade de Kryvyi Rih, e Rymma Zelenska, que era engenheira.
Ele iniciou sua trajetória no entretenimento aos 17 anos, quando se juntou a grupos de comédia ucranianos. Formou-se em Direito, na Universidade de Kryvyi Rih, mas nunca trabalhou na área.
Em 1997, criou o Kvartal 95, que por anos fez turnê pela Rússia e nações da antiga União Soviética, passando a produzir séries de televisão.
Entre 2009 e 2018, atuou em oito filmes; em 2006, participou da versão ucraniana da “Dança dos Famosos”.
Mas foi sua ligação com o judaísmo que o levou a pedir para que Israel intermediasse as negociações para a paz em seu país.
“Acreditamos que Israel é o único estado democrático do mundo que tem grandes relações com a Ucrânia e a Rússia”, declarou o embaixador ucraniano em Israel, Yevgen Korniychuk.
Milagres
Desde o início do ataque, o presidente ucraniano passou a ganhar uma cobertura de orações de todo o mundo, recebendo apoio de diversos países, inclusive de Israel, que condenou a invasão russa em território ucraniano.
Enquanto tenta avançar na Ucrânia, o exército russo viu uma forte determinação do povo ucraniano em defender o seu território, com o próprio presidente se colocando na linha de combate, o que tem retardado a ação russa.
De acordo com o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a Rússia estaria frustrada por não ter conseguido tomar a capital da Ucrânia. A inteligência afirma que os russos não esperavam essa resistência.
Além disso, os russos estão sofrendo com muitas baixas, enquanto tenta avançar por solo, o que é visto como um milagre para especialistas, já que a Rússia tem um exército muito superior ao da Ucrânia.
O neto de sobreviventes do Holocausto está ganhando a confiança até mesmo dos críticos, que reconhecem sua liderança.
“Fui muito crítico com o presidente Zelenskyy todos esses anos – talvez eu seja muito crítico mais uma vez”, twittou Sergej Sumlenny, analista geopolítico baseado em Berlim. “Agora preciso dizer: ele está fazendo um ótimo trabalho, estou totalmente impressionado com suas ações e espero que ele consiga vencer essa guerra. Obrigado, Sr. Presidente”, continuou.
Fonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário