Chrissy Metz, que também protagonizou o filme cristão "Superação: O Milagre da Fé", relata suas experiências de fé e de oração.
Chrissy Metz em entrevista ao programa TODAY. (Captura de tela/YouTube/TODAY)
A experiência de Chrissy Metz com a oração é antiga e vem desde sua infância, ela contou em uma entrevista ao The Christian Post, relembrando que pode identificar muitas ocasiões difíceis daquela época em que esse recurso espiritual a sustentou.
"Eu tenho orado o tempo todo, honestamente, desde que minha avó e eu íamos à igreja juntas quando eu era criança porque não sabia o que fazer", disse a atriz e cantora de 42 anos.
Ela conta que teve um relacionamento muito difícil com seu padrasto, e orava o tempo todo “para entendê-lo, mas também dizia: 'Por que tenho que estar nessa situação?’”
"Sempre houve perguntas, orações e pensamentos sobre qual é o quadro geral. E isso sempre me sustentou ao longo da minha vida", resumiu.
Metz disse que a prática de falar com Deus sobre tudo foi ensinada a ela quando criança e a guiou enquanto uma pessoa famosa, quando interpretou Kate no seriado de sucesso "This is Us", da rede americana NBC.
Após seis anos no ar, o programa "This is Us" chegou ao fim em maio de 2022, tendo conquistado diversos prêmios e indicações, incluindo o Primetime Emmy Award e duas indicações ao Golden Globe Awards para Chrissy Metz. Além disso, a atriz também teve um papel principal no filme cristão "Superação: O Milagre da Fé", de 2019.
O poder da oração
"Eu me mudei para Los Angeles quando tinha 20 anos, mas não havia nenhum jeito no mundo que me faria capaz estar em Los Angeles sem um fundamento, sem oração e sem Deus, meu Poder Superior me guiando porque [tudo era] realmente assustador e incerto", lembrou Metz.
“Eu dizia constantemente: 'Por favor, Deus me ajude; você sabe melhor do que eu. Tua vontade e não a minha seja feita. Apenas me dê a melhor próxima ação correta; 'Quando você tiver 20 anos, quer estar no programa de televisão de maior sucesso. Agora, como adulto, quero estar em um programa que toque o coração e a mente das pessoas, que mostre empatia e o amor que temos um pelo outro como família e como pessoas. Portanto, a oração tem sido uma constante desde que me lembro."
A partir de sua compreensão pessoal do poder da oração, Chrissy Metz e o aclamado compositor Bradley Collins coescreveram o livro "When I Talk to God, I Talk about You".
A publicação infantil, que caba de ser lançada, incentiva as crianças a orarem e as lembra da fidelidade de Deus. O livro de rimas mostra um pai descrevendo as muitas coisas pelas quais oram a Deus enquanto seu filho cresce bem diante de seus olhos.
Sobre o objetivo do livro, a atriz diz que "queríamos apenas simplificar e ter uma introdução amorosa à oração, mas também que as crianças se sentissem realmente desejadas, e que era importante para elas saberem que têm um propósito [além] de incentivá-las e apoiá-las".
"E eu realmente acredito que as crianças são o futuro porque são, e essas são as coisas que queríamos manter em nossas vidas e também transmitir aos jovens leitores", disse Metz disse.
A dupla também está lançando um álbum de canções de ninar para acompanhar o livro, Pray for This Day, que traz músicas interpretadas por Metz.
Ex-professora de pré-escola, Metz disse ao Christian Post que sabe por experiência própria o papel crítico que a música desempenha no impacto às crianças.
Tempo de cura
Escrever o livro e gravar o álbum foi uma experiência de cura para Collins e Metz.
"Tempos difíceis, traumas, não têm idade para isso", disse Collins. "Meu avô estava muito doente quando eu era muito jovem, mais ou menos na mesma idade para a qual este livro é voltado. E eu me lembro de ver minha mãe estressada, minha avó estressada, eu estressado e sem saber por que estava estressado e pensando, ‘eu preciso estar orando’. E eu fiquei tipo, 'Posso? Posso orar? Falar com Deus, falar com um poder superior - e se eu estragar tudo?'"
"Ao escrever este livro, para Chrissy e eu, acho que respondemos a muitas dessas perguntas. Para minha criança interior, você pode orar por qualquer situação; você pode orar por seus avós, seus pais, seus animais de estimação, seus amigos na escola. Você pode orar por qualquer coisa. O que quer que esteja em seu coração, você pode falar com Deus sobre isso, e Ele quer ouvir."
Desde 2020, Metz e Collins estão em um relacionamento amoroso, tendo se conhecido durante a pandemia de Covid-19. Recentemente, compartilharam como a prática da oração tem afetado positivamente sua relação, desde orarem juntos durante viagens aéreas até guiá-los enquanto planejam projetos e ideias futuras.
"É uma espécie de segunda natureza", disse Metz. "A oração parece uma ideia muito individualizada, mas... há algo tão bonito na consciência coletiva de um bem maior e voltado para um Poder Superior que realmente pode virar a maré, acredito. 'Onde um ou mais estão reunidos' - é algo que acabamos fazendo; nem pensamos nisso agora."
Uma missão
A atriz disse que às vezes pode haver conotações negativas associadas à oração.
Um estudo de dezembro de 2021 do Pew Research Center descobriu que menos da metade dos adultos americanos oram diariamente, enquanto um estudo de 2023 descobriu que uma minoria de pais enfatiza a transmissão de sua fé para a próxima geração.
"Acho que pode ser intimidador e que as pessoas não se sentem merecedoras disso", disse ela. "Temos essa ideia de que às vezes não queremos pedir ajuda, ou que não merecemos ajuda, ou talvez cometemos um erro, então como podemos pedir perdão e depois pedir algo que precisamos? ... Acho que pode ser complexo e em camadas para pessoas diferentes."
“Existe essa ideia de que, se não tivermos uma prática fiel, não podemos [orar] ou desejar um resultado diferente e pedir a Deus por isso”, acrescentou ela. "Acho que há um pouco de culpa e vergonha... Mas todos merecem um relacionamento com Ele."
Metz expressa seu desejo de utilizar sua plataforma para ampliar histórias significativas e oferecer conforto e encorajamento a um mundo que sofre. Seu novo livro e álbum são exemplos concretos dessa missão.
"Oro para que alcance e toque as pessoas que mais precisam", disse ela, com os olhos cheios de lágrimas.
"oro para que impacte as pessoas que precisam ouvir e querem ouvir, mesmo com a música, para que traga consolo e conforto às pessoas. ... Tudo o que importa é como tratamos as pessoas. A oração seria cercar o projeto e nós e nossa intenção por trás dele, que é transmitir amor e alegria às pessoas."
Fonte: Guiame
Nenhum comentário:
Postar um comentário