quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Batismo de Igreja Evangélica causa poêmica.

Pela internet tomamos conhecimento de uma nova forma de batismo estranha sobre a qual passaremos a comentar. Vamos à notícia: “Batismo nas águas na Bola de Neve: batismo ou diversão? Há igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra rantizo do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego baptizo. Baptizo significa imergir ou mergulhar.
Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é baptizo, e nunca rantizo. Em Rom. 6.3-5, alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como “sepultados pelo batismo”, “plantados à semelhança da sua morte pelo batismo”, etc…
Outros exemplos são o batismo de Jesus e do eunuco (Mat 3.16; At 8.38,39), através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na cabeça. Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato batismal, pois a fórmula bíblica do batismo é por imersão.
Tanto o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas. A igreja Bola de Neve – que justificava suas práticas para atrair os jovens – resolveu ir mais longe. Seu batismo é feito num tobogã, no qual os membros deslizam sobre as águas até chegar embaixo e lá, dizem, serem batizados ao som de “glória de Deus!”“.

PR. NATANAEL: Essa forma de batismo chamada tobogã seria mesmo uma forma profana de celebrar o batismo? 
Sem dúvida. Não podemos esquecer de que devemos apresentar os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que o nosso culto racional e celebrar o batismo como se estivéssemos brincando num tobogã com irreverência, isto demonstra profanação como lemos em Romanos 12:1 – “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

A quem cabe a culpa pela celebração de um batismo de caráter profano: o pastor ou os batizandos? 
Certamente o pastor. Ele não pode alterar por sua livre vontade um ato sagrado como o batismo e a celebração da Ceia, ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus para serem praticados na igreja e profaná-las a seu bel prazer.

Mesmo com a finalidade de ganhar maior número de jovens a se tornarem cristãos não tem valor essa forma de batismo? 
Não. Quando Jesus nos convida para segui-lo ele exige renúncia e expôs que isso deve nos levar à submissão. Mateus 16:- 24-26 – “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 – Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

O batismo é necessário para a salvação?
Não. O arrependimento e a fé salvadora são necessários para a salvação. Atos 3:19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,” Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” “Paulo declarou que batizar não faz parte de evangelizar. I Coríntios 1:17 – “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã”.

As crianças recém nascidas devem ser batizadas?
Não. As crianças não têm condições de decisão e de declarar sua fé em Jesus como Salvador e Senhor e o batismo deve ser ministrado a quem tiver essa condição segundo lemos em Atos 8:36-38 – “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 – E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 – E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

As crianças que morrem na infância são salvas sem o batismo infantil?
Sim. Pelo menos é o que nós lemos acerca de Jesus quando recebia crianças para ser por ele ser abençoadas. Os discípulos quiseram impedir, mas Jesus foi incisivo repreendendo os seus discípulos: Mateus 19:14-15 – “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. 15 – E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.”

Veja o vídeo:

 Fonte> Centro Apologético Cristão de Pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário