Ter seu celular ou tablet roubado não é simplesmente como ter um dia ruim no zoológico; significa ter a sua segurança potencialmente comprometida. Graças à FCC (do Inglês, Federal Communications Commission), os Números Seriais Eletrônicos foram criados para dar identificações únicas aos dispositivos móveis. Desde então, o uso destes dispositivos explodiu e o Número Serial Eletrônico se tornou o IMEI (ou MEID) dos dias de hoje.
Se um celular, iPad ou outro dispositivo móvel for roubado, as empresas em alguns países podem bloquear o IMEI ou MEID para que o ladrão não possa usar o celular de forma alguma (não importa se o cartão SIM foi trocado ou não). Este é um número que você deve manter em um arquivo, em um local seguro, caso a necessidade chegue. Vamos mostrar a você algumas formas de como fazer isso.
Método 1 de 6: Discando um código universal
1. Digite o código IMEI.
Você pode recuperar o número IMEI/MEID na maioria dos celulares simplesmente digitando o código universal. Digite *#06# no local aonde você normalmente iria para digitar o telefone de alguém. No geral, não será preciso clicar em "Chamar" ou "Enviar", pois o número surgirá na tela assim que você terminar de digitar o código.
2. Copie o número.
O número IMEI/MEID surgirá em uma nova janela no aparelho. Anote o número e mantenha-o em um lugar seguro, pois não é possível simplesmente copiar e colar a partir da tela de seu celular.
Considere adicionar *#06# como um contato do seu telefone. Desta forma, você não tem que procurar por esse código de novo!
Método 2 de 6: Usuários de iPhone
1. Verifique na parte traseira se tiver um iPhone 5 ou o primeiro iPhone.
Os iPhone 5, 5C, 5S e o original possuem o número IMEI gravado em suas partes traseiras, na parte inferior. Caso precise de um número MEID, utilize o mesmo número, mas ignore o último dígito (IMEIs possuem 15 dígitos, enquanto os MEID possuem 14).
Todas as operadoras brasileiras utilizam números IMEI. Caso more em outro país e sua operadora utilize uma rede CDMA, o número utilizado será o MEID.
Se seu iPhone for de uma versão diferente, verifique os passos a seguir.
2. Verifique o espaço de inserção do cartão SIM (chip) de seu iPhone 3G, 3GS, 4 ou 4S.
Verifique este guia para mais detalhes sobre como remover este dispositivo de armazenamento do cartão SIM no seu modelo em específico. O número IMEI/MEID estará impresso neste dispositivo. Caso seja necessário determinar o número MEID, basta ignorar o último dígito.
3. Abra o aplicativo Ajustes, que pode ser encontrado na Home de seu iPhone.Isso irá abrir a janela de Ajustes onde você pode configurar todas as suas preferências. Funciona para qualquer iPhone ou iPad.
4. Navegue até a opção Geral e aperte nela. Surgirá uma lista com todas as informações básicas do seu celular ou tablet. Aperte no campo Sobre.
5. Localize seu número IMEI/MEID.
Navegue pela lista de informações sobre as músicas, vídeos, fotos, etc. Perto do fim, você verá IMEI ou MEID, e à direita dele, um número de 14 ou 15 dígitos. Este é o seu IMEI/MEID. (Se você segurar este botão IMEI/MEID por alguns segundos, o número será copiado, e você pode colá-lo em qualquer outro aplicativo de texto ou mensageiro. Surgirá uma mensagem confirmando que o número foi copiado com sucesso.)
6. Procure o número IMEI/MEID no iTunes.
Caso seu iPhone não esteja ligando, você pode conectá-lo a um computador e procurar o IMEI/MEID pelo iTunes.
Conecte o iPhone ao seu computador e abra o iTunes.
Clique em "Número de Telefone", próximo à imagem do seu iPhone. Isto fará com que você navegue pelos números de identificação relacionados ao seu dispositivo.
Copie o número IMEI/MEID.
Método 3 de 6: Usuários de Android
1. Abra o menu de Configurações do Android.
Você pode fazer isso clicando diretamente no aplicativo "Configurações" ou pelo botão de Menu disponível na parte inferior de alguns aparelhos.
2. Clique em "Sobre o telefone".
É necessário descer até o final das configurações para achar esta opção.
3. Clique em "Status".
Desça até encontrar o número IMEI ou MEID. Talvez ambos estejam listados em seu aparelho; verifique qual será o necessário (para operadoras brasileiras, apenas o número IMEI é utilizado).
4. Anote o número.
Não há como copiá-lo diretamente da tela do celular, então será preciso anotá-lo ou digitá-lo em outro local.
5. Descubra o número IMEI/MEID por meio do Google Dashboard (Painel do Google).
Esta é a central de controle do Google, que pode ser acessada de qualquer computador com um navegador web. Você terá de fazer login com a conta Google associada ao seu aparelho Android.
Você pode acessar o Google Dashboard por este endereço.
Expanda a seção "Android" clicando em "Android".
Localize seu aparelho na lista. Caso possua múltiplos aparelhos associados à sua conta, todos estarão disponíveis na lista. Encontre aquele do qual deseja obter o número IMEI/MEID.
Copie o número IMEI/MEID. A primeira entrada disponível para o aparelho deve ser o número IMEI. Apenas o IMEI estará disponível, mesmo se o seu celular utiliza um número MEID. Caso precise do MEID, ignore o último dígito do IMEI disponibilizado.
Todas as operadoras brasileiras utilizam apenas números IMEI.
Método 4 de 6: Verificando sob a bateria
1. Desligue o celular.
Antes de remover a bateria, desligue completamente o aparelho. Assim, você não correrá risco de perder nenhum dado importante, nem permitirá que os arquivos do aparelho sejam corrompidos.
2. Remova a tampa traseira.
Abra a parte de trás e remova a bateria. Este método não serve para iPhones e outros aparelhos que não possuam baterias removíveis.
3. Encontre o número IMEI/MEID.
Varia em cada aparelho, mas normalmente, o número estará impresso em um adesivo fixado diretamente no aparelho, por baixo da bateria. Ele deve ter 15 ou 17 dígitos, sem incluir algumas barras, e não deve conter nenhuma letra. Apenas os primeiros 15 dígitos são necessários.
Método 5 de 6: Para unidades do Motorola iDen
1. Ligue seu celular.
Ligue o aparelho e vá para a tela de discagem. Pressione as seguintes teclas em rápida sucessão: #*≣ Menu→. Tente não pausar ou demorar, senão terá que digitar desde o começo.
2. Localize o IMEI.
Em unidades com um cartão SIM, navegue até ver a opção ID IMEI/SIM e pressione ⌅ Enter. Aqui você poderá ver seu IMEI, SIM e, em algumas unidades, seu MSN. Os primeiros quatorze dígitos são exibidos; o décimo quinto é sempre 0.
Para unidades mais antigas, sem cartão SIM: continue a pressionar a tecla →até ver IMEI [0] na tela. Os primeiros sete dígitos serão exibidos. Anote-os, pois serão sempre disponibilizados apenas 7 dígitos de cada vez.
Aperte a tecla ≣ Menu e depois o botão Next para mostrar os próximos sete dígitos. O décimo-quinto e último dígito é quase sempre um 0.
Método 6 de 6: Celular perdido ou roubado
1. Localize a embalagem original do seu aparelho.
Não se preocupe com o livreto de instruções; procure pela caixa.
2. Localize a etiqueta com o código de barras presa à caixa. Ela pode ter sido colocada na abertura para agir como um selo.
3. Procure pelo número IMEI/MEID. Ele deve estar claramente indicado e é geralmente listado juntamente com o código de barras e o número serial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário