sexta-feira, 27 de abril de 2018

O que o tempo não pode apagar!

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Maria Júlia Paes da Silva

Encontro de ex alunos do Seb em Caldas Novas.
Imagem relacionada
O tempo é implacável em todas as situações e nada pode fugir dele e da sua ação.Por isso temos de saber viver com toda intensidade o dia de hoje, pois o mesmo poderá não se repetir amanhã. O tempo é algo maravilhoso e ao mesmo tempo assustador.
Maravilhoso: Pois nos dá a capacidade de estar vivos e presentes hoje. Nos dá a certeza de que o agora existe e eu e você estamos nele. Nos deixa viver intensamente mesmo em face a tão terríveis e frustrantes que nos apresente o agora. 
Assustador: Sim também pode ser assustador pois na contagem dos segundos  se formam minutos , que se transformam em horas e estes em dias, e por fim em anos. E a cada segundo que o relógio marca o tempo se torna irreversível e o qual não aceita barganha e nem os mais finos presentes, antes segue firme rumo ao fim da existência de quase todas as coisas.
Mais como conciliar esses dois extremos? Como fazer para que a parte assustadora do tempo não nos amedronte e nos derrote? Como fazer para que a parte Maravilhosa do tempo possa durar mais do que realmente ela durou? Como fazer prolongar esse tempo feliz e bom que passamos?

Como estender o Maravilhoso.
Podemos esticar aqui na terra momentos, mais não fazer com que durem para sempre. Enquanto estivermos sujeitos ao Cronos isso é impossível. Esses dias só serão duráveis para sempre quando Deus nos retirar do domínio do Cronos e nos colocar sob o Kairós. Só assim, e não de outra forma poderemos fazer e viver momentos eternamente, pois a bíblia nos assegura isso. Mais esse é um tempo para o futuro de cada um de nós, que pode ser hoje, amanhã ou daqui a 30 anos. Cada um terá uma entrada diferente no tempo de Deus ou seja o Kairós. 
Enquanto isso não chega vamos esticando aqui as coisas boas, fazendo acontecer em nossas mentes mortais aquilo que um dia foi importante para nós. 

Lembranças:
É uma das maneiras de vivenciar de novo aquilo que um dia foi bom. Trazer a mente  fatos, imagens e até mesmo outras sensações captadas pelo nosso sentidos. Eu tenho lembranças de quando era muito pequeno de cheiro, e até mesmo de uma brisa que sentia quando viajava com a minhã mãe. Essas coisas ficam gravadas em nosso cérebro e quando passamos ou sentimos alguma coisa que possa ser semelhante aquela do passado, sentimos de novo.
Quero me deter um pouco aqui num certo tempo cronológico em que eu juntamente com um grande grupo de pessoas passamos juntos. As nossas linhas do tempo se tocaram por certo tempo, e algumas causaram impressões que duram até hoje. Outras, se separaram para nunca mais tocar, pelo menos aqui no Cronos. Tem pessoas que só vemos uma única vez, tem outras que a linha do tempo pode permanecer junto da nossa por mais tempo. Sabe aquele amigo de infância que você nunca mais viu? E talvez nunca mais vai ver? Pois é infelizmente todos nós temos pessoas nessa situação. Sem mencionar as que já faleceram.
Então o que fazer diante disso? 
1. Cultive ao máximo as amizades e preserve com toda intensidade os momentos.
2. Mantenha sempre que puder contato com essas pessoas.
3. Guarde tudo de bom que aconteceu, tanto mental como física. (Fotos)
4. Faça da tecnologia a sua aliada e não inimiga.

Como conviver com o Assustador?
A parte assustadora do Cronos é realmente assustadora pode acreditar! Por que? Todo ser humano que já existiu, existe e ainda vai nascer pode se dizer que existe uma linha divisória ou seja um divisor de águas. Esse ponto se dá exatamente quando o ser humano morre. Nesse instante essa pessoa já passa dessa vida terrena para a eternidade. Mais a eternidade é vista de dois rumos, ou seja dois lugares os quais o ser humano escolhe aqui na terra em vida. Vamos ver um pouco sobre esses lugares.
Céu: Quase todo mundo acredita que esse lugar existe, isso é fato. Basta perguntar aos nossos vizinhos e amigos e podemos constatar que quase todas as pessoas do mundo acreditam de uma forma ou de outra. 
Inferno
Mais ao fazer a pergunta se as pessoas acreditam no inferno as respostas soam bem diferente. A maioria não acredita, mais isso não muda o fato que a mesma bíblia fala dos dois lugares. Notou qual é a parte mais assustadora do Cronos? É quando um ser humano morre sem salvação, daí o Cronos não mais existirá pois o fator tempo não terá mais valor.

O encontro em Caldas Novas nos leva a ficar mais perto do Kairós.
Cronos é o tempo medido pelo relógio, calendário, rotina. É o tempo determinado dentro de um limite. Kairos significa o momento certo, oportuno. Refere-se a um aspecto qualitativo do tempo
O que é Kairós
Kairós é uma palavra de origem grega que significa o momento certo, momento supremo ou momento oportuno. Kairós no Novo Testamento significa “o tempo designado no propósito de Deus”, o momento em que Deus age. 
Embora sujeitos ao Cronos por estar limitados a tempo e espaço, esses dias vivenciamos o Kairós de Deus. Um tempo designado por Deus para nos levar a viver e reviver momentos datados de quase 40 anos atrás. Foram dias de extrema alegria parecendo crianças quando ganham aquilo que mais gostam. Homens e mulheres que se transformaram em meninos e meninas. Aí o Cronos foi implacável pois o tempo de irmos embora chegou, mais há de chegar o dia em que estaremos regido pelo Kairós de Deus, então não teremos mais problemas com o tempo.

O que os que estiveram lá disseram.
Amei estar com todos e pude ter oportunidade de saber como está cada ex-seminaristas.
Na realidade percebi que de ex não temos NADA KKK, porque foram momentos preciosos que vivemos no SEB, cada um no seu tempo.
O SEB nos deu condições de superar muitas coisas no decorrer dos anos, fiquei feliz por cada pessoa que foi ao Mini encontro, pois só vislumbrei pessoas com superação e vitórias.
Cada um com suas vitórias nas guerras que enfrentaram na jornada da vida pessoal e ministerial, e não deixaram que uma batalha perdida fosse o fim, pelo contrário lutaram com muita fé, estão vencendo e vivendo uma batalha por vez a cada dia.
Parabéns aos ex seminaristas do encontro de Caldas Novas GO, que a Luz de Jesus continue brilhando sobre cada um de nós.
Gratidão a todos que trabalharam com afinco para que TUDO acontecesse. E as pessoas novas que conheci não tenho palavras.
Só tenho gratidão.
Obrigada a todos!

Dária.

Galeria de fotos:




















Por Wanderlei Vieira

Artigo inacabado.....







quinta-feira, 26 de abril de 2018

Maturidade cristã - Conferência - Crescimento Espritual


Resultado de imagem para Maturidade cristã
Tema: Abandonando a infância Espiritual.

Introdução:
Há dentro de você um cordeiro e um leão. A maturidade espiritual é a habilidade de permitir que o cordeiro e o leão deitem-se juntos.
Atentando somente para o leão, você se verá além de seus limites, e chegará à exaustão.
Quando prestar atenção somente no cordeiro, você facilmente se tornará uma vítima de sua necessidade de receber atenção de outras pessoas.
A arte da vida espiritual é sustentar plenamente tanto seu leão quanto seu cordeiro. Assim, você poderá agir de maneira positiva, sem negar suas próprias necessidades. E poderá pedir afeição e cuidado sem trair sua vocação de líder.  (John Stott)
Num mesmo dia eu peguei várias sementes de mamão, todas de um mesmo fruto. Plantei muitas sementes e depois de algum tempo nasceram algumas plantas. Notemos algumas particularidades aqui.
Todas as sementes foram tiradas de uma mesma fruta
Todas as sementes foram plantadas no mesmo dia e hora
Todas foram regadas iguais e receberam praticamente o mesmo tratamento.

Mais depois de alguns dias:
Algumas plantas de desenvolveram mais do que outras
Algumas morreram.
As que estavam mais fracas me surpreendeu e se fortificaram.
Algumas fortes morreram.

Hoje:
Algumas estão produzindo muito
Algumas estão produzindo pouco
Outras não deram nada.
Assim é igreja,tem pessoas que estão há muito tempo fazendo parte do corpo e não estão produzindo nada. Mais também tem outros que se converteram a pouco tempo e já estão produzindo muitos frutos. Durante todas as 3 mensagens vamos usar sempre esse modelo, ou seja o pé de mamão. Focando sempre numa etapa da vida dessa planta. 
  • Semeadura até uma planta jovem.
  • Crescimento até a florada
  • Da florada a produção de frutos.

As quatro atitudes que promovem a maturidade espiritual:

"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".
Hebreus 12.1,2

I . Deixar todo embaraço.
Embaraço = qualquer fato ou coisa que dificulta ou impede; dificuldade,complicação, atrapalhação.
"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". Hebreus 12.1,2

Embaraço nem sempre é uma coisa pecaminosa.
A. Qualquer coisa que tome o nosso tempo e nos impeça de desenvolvermos nossa comunhão; (Celular, Netflix, Filmes etc....)
B. O comodismo, atividades intelectuais, afazeres domésticos, trabalho,
C. A falta de organização do tempo / nunca sobra tempo pra orar, pra ler a Bíblia.  
 Resultado de imagem para Celular
II. Deixando o pecado.
O que é pecado? Pecado significa um desacordo com a lei de Deus. Quando alguém peca está ofendendo a Deus por desobedecer àquilo que Ele orienta como a vontade Dele. O pecado, em resumo, é desobedecer a vontade de Deus.
A. Qualquer atitude de nossa parte que fere a santidade de Deus
B. Qualquer atitude antiética:
    Atitudes que prejudiquem a comodidade do nosso próximo;
    Atitudes que provoquem descontentamento no nosso próximo;
C. Qualquer atitude que interfira imediatamente na nossa comunhão com o Espírito Santo.
D. Para mim, a melhor definição de pecado é essa: "pecado é maldade". Qualquer atitude maldosa em relação a nós mesmos e ao nosso próximo, constitui-se pecado contra Deus.

III.Correr com paciência. e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.
Hebreus 12:1b( Versão Almeida Fiel e Corrigida)
Confesso que a primeira vez que prestei atenção neste versículo, imaginei uma corrida de tartarugas:
- Senhoras e senhores, bem vindo a grande corrida das nossas "velozes tartarugas".
Um, dois, três, e já, e é dada a largada.Só um breve aviso, nessa corrida não ganha o mais veloz, mas ganha o mais paciente.
Claro que seria muito estranho um tipo de corrida assim, se não estivéssemos falando de um circuito chamado VIDA.
O escritor dos Hebreus sabia muito bem que nessa corrida chamada vida, não adianta puxar o tapete do próximo para vencer, ele sabia que haveria muitos tombos, muitos machucados, muito cansaço, muito desânimo, porque afinal, é uma corrida que nem sempre parece justa com todos os corredores.Correr com paciência não é ser vagaroso, mas ter perseverança.Todo atleta tem um grande exemplo para se inspirar, nós também temos; Jesus é o maior exemplo de perseverança, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se á destra do trono de Deus (Hebreus 12:2). 
Veja o que Ele diz:
Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33).
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono (Apocalipse 3:21).
 Resultado de imagem para Vanderlei Cordeiro
Nas olimpíadas de 2004, o mundo inteiro ficou conhecendo um atleta brasileiro; não porque ganhou o ouro, mas porque foi impedido de chegar em primeiro lugar.Vanderlei Cordeiro foi agarrado por um padre maluco chamado Cornelius Horan o impedindo na sua corrida, já no Brasil em entrevista á imprensa ele disse que não tinha mágoas do padre.
A nossa corrida não é diferente, haverá dias que não alcançaremos os nossos objetivos porque haverá retardatários tentando impedir nossa carreira. Pessoas usadas pelo diabo para nos barrar a qualquer custo, seja com inveja, soberba, ciúmes e maldições.Mas é necessário sacudir a poeira da auto-piedade, parar de olhar para fatos e circunstâncias, e fixar os olhos naquele que é o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo, um eterno exemplo de perseverança.

A. Paciência é a moderação que todo atleta experiente tem;
B. É a capacidade de saber que o que não se conquistou hoje, certamente será conquistado amanhã;
C. Para uma galinha nascer é necessário chocar o ovo, nunca parti-lo.
D. Ninguém vai alcançar a maturidade espiritual com 5 anos de crente. Não é simples assim. É necessário dar um passo de cada vez; subir degrau por degrau. Crescer na graça e no conhecimento de Cristo
 Resultado de imagem para Pedro afundando
III. Olhando para Jesus.
A. Quando o crente para de olhar para Jesus ele perde o rumo e começa a afundar.
Mt 14:22 Logo a seguir, Jesus fez com que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, tendo despedido as multidões, ele subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Ao cair da tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a uma boa distância da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 De madrugada, Jesus foi até onde eles estavam, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, vendo-o andar sobre o mar, ficaram apavorados e gritaram:
— É um fantasma!
E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse:
— Coragem! Sou eu. Não tenham medo!
28 Então Pedro disse:
— Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas.
29 Jesus disse:
— Venha!
E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou:
— Salve-me, Senhor!
31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou e disse:
— Homem de pequena fé, por que você duvidou?
32 Subindo ambos para o barco, o vento cessou. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo:
— Verdadeiramente o senhor é o Filho de Deus!
B. Olhar para Jesus é lembrar que todo os homens falham assim como eu sou falho
C. Jesus é mais sublime que o céu. Ele é o nosso GALARDÃO. O verdadeiro galardão.
D. O grande erro que a maioria de nós cometemos é o de fazermos a obra de Deus tendo em vista outros alvos que não o próprio Senhor Jesus.


Alimentação sólida para o crescimento Espiritual
Introdução: Os melhores alimentos do mundo
Resultado de imagem para Frutas 
O que a Bíblia fala sobre crescimento espiritual?
A Bíblia mostra que o crescimento espiritual é o resultado natural de uma vida dedicada a Jesus. Crescimento espiritual é amadurecer na fé.Todo crente precisa crescer espiritualmente.

O que é crescimento espiritual?
A. Crescimento espiritual é o processo de amadurecimento que acontece ao longo da vida com Jesus. Com o tempo, cada crente vai aprofundando seu relacionamento com Jesus e sua vida vai mudando.

B. O crescimento espiritual não é como nosso crescimento físico; não chega um tempo em que paramos de crescer. O crescimento espiritual é como uma árvore – continua a vida toda. Assim como a árvore, o crescimento espiritual:

C. Começa com uma semente – quando a palavra de Deus entra no coração e salva, a pessoa nasce para uma vida nova

D. É frágil de início – os primeiros desafios são difíceis e há muito para aprender; novos crentes precisam de muito apoio

E. Ganha raízes – com o tempo, o crente vai conhecendo mais da Bíblia firmando mais seu relacionamento com Jesus

F. Enfrenta tempestades – mesmo cristãos maduros enfrentam grandes dificuldades que desafiam sua fé, mas Deus ajuda a superá-las

G. Fica forte – ao conhecimento da Bíblia é acrescentada a experiência de vida, que dá mais força e confiança

H. Dá frutos – os resultados do crescimento espiritual são visíveis na vida do crente; o cristão maduro reflete mais a vida de Cristo

Onde não há crescimento espiritual, há um problema. A Bíblia diz que não podemos agir sempre como crianças recém-nascidas (Hebreus 5:13-14). Não devemos nos contentar apenas com o básico da fé, o “leite” inicial. Deus tem muito mais para nos dar mas muitas das bênçãos exigem maturidade. A árvore que não cresce e amadurece está doente ou morta.

II. Como crescer espiritualmente?
O crescimento espiritual depende de duas coisas: sua vontade e o Espírito Santo. É Deus quem faz crescer mas você precisa permitir que Ele trabalhe em sua vida. Muitas vezes isso vai doer mas vale a pena. Para crescer espiritualmente:

A. Se submeta a Deus
Peça que Deus lhe revele as áreas de sua vida que precisam ser mudadas e, quando você souber quais são, obedeça a Deus. Escolha fazer a vontade de Deus (Mateus 6:10).

B. Estude a Bíblia 
Deus fala através da Bíblia. Estudando a Bíblia, você vai aprender muitas coisas e descobrir como crescer (2 Timóteo 3:16-17). Comece aos poucos e procure melhorar seu estudo da Bíblia com o tempo.
 Resultado de imagem para Oração
C. Ore
Quem ora se aproxima de Deus para conversar com Ele. A oração aumenta a intimidade com Deus, a fonte de vida que nos faz crescer. Procure novas formas de orar, se chegando a ele em todas as situações da vida (1 Tessalonicenses 5:17).

D. Vá para a igreja
Sozinho, você não vai crescer muito. Na igreja você vai encontrar outras pessoas que podem lhe ajudar a crescer. A igreja serve para juntos aprendermos a crescer em Jesus (Efésios 4:15-16). Quando cada um faz a sua parte, todos crescem mais.

E. Assuma responsabilidades

A responsabilidade traz bênçãos e ajuda a crescer espiritualmente. Deus usa até as responsabilidades mais pequenas para lhe ensinar verdades profundas (1 Coríntios 12:5-7). Nem que seja distribuir hinários ou limpar os vidros, procure ajudar seus irmãos!


TERCEIRA MENSAGEM
Maturidade plena: Produzindo frutos para o Reino de Deus.
Texto: Lc 6:43-45
Árvores e seus frutos
43  Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. 
44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. 
45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Jo 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 

Introdução:
1. PRAZER DE COLHER OS FRUTOS
Para aqueles que estão acostumados à vida rural, onde se pode viver em maior contato com a natureza, é algo natural ordenhar uma vaca e tirar um balde de leite fresco ou colher do pé de uma laranjeira ou uma bananeira algumas frutas maduras. O sentimento de ir colher os frutos maduros é muito agradável. E como é bonito contemplarmos uma árvore carregada, abundando com coloridos frutos.

A. Da mesma maneira, olhando agora pelo lado espiritual e baseando-se na Palavra de Deus, vemos no capítulo 15 de João a afirmação de Jesus que Ele próprio é a Videira e nós os Seus ramos, e seu Pai é o Agricultor. Há de chegar a hora em que o Agricultor há de procurar frutos em Sua plantação, e o que terá encontrado?

B. Como uma árvore Ele nos compara, dizendo que os ramos, os galhos, precisam estar ligados ao tronco para produzirmos frutos para o Reino de Deus. Quando paramos para refletir um pouco e percebemos que em algum tempo de nossa vida espiritual deixamos de produzir frutos para o Reino de Deus, ou estes já não são tantos como anteriormente, como à época da conversão ou da fase do “primeiro amor”, é hora de nos lembrarmos da árvore e seus frutos.

II. Frutos para o Reino de Deus
A. Em Mateus 12:33-35  Jesus afirma que pelo fruto conhece-se a árvore. Qualquer um sabe que a bananeira é bananeira porque produz bananas. Se houver maçãs ou laranjas em uma árvore certamente aquela árvore não será uma bananeira. É lógico, no entanto, a situação do cristão improdutivo vai se tornando delicada, pois foi-lhe dado uma ordem: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça”. João 15:16.

B. Quando plantamos uma árvore não podemos esperar que ela produza fruto imediatamente. Sabemos que haverá a fase de completa germinação, crescimento e no momento apropriado, ela deverá estar florescendo e produzindo.

C. O Senhor nos escolheu, nos nomeou para irmos, darmos frutos e o nosso fruto deve permanecer. Ele deu-nos um tempo próprio. Não pede frutos imediatamente após a nossa conversão.Em Lucas 13:7 encontramos: “e disse ao vinhateiro: eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; CORTA-A; porque ocupa ainda a terra inutilmente.”

D. Hoje em dia existem centenas e milhares de cristãos ocupando a terra inutilmente. Há muito seus frutos já cessaram. “Mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada”. Hb 6:8.

E. A árvore que não produz frutos deve ser cortada e queimada, e pior ainda, está perto da maldição. Acho que muitos ainda não acordaram para isso. Estão acostumados à uma vida cristã fácil, religiosa, sem muitos problemas, mas também sem frutos. Aos fariseus e saduceus Jesus ordenou que produzissem FRUTOS DE ARREPENDIMENTO. (Mt 3:8)

III. Tipos de frutos que temos de produzir
A. Frutos de justiça.
Fl 1:11 Cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Para a Bíblia Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel aparece a palavra Justiça 363 vezes.
Para a Bíblia King James, a palavra justiça = rigtheousness aparece 289 vezes.
Um blog comentando a questão coloca para a palavra justiça o número de 286 vezes (aproximada da Bíblia King James), argumentando que somente no livro dos Provérbio a palavra justiça aparece 29 vezes.

B. Frutos para santificação.
Rm 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 

C. Frutos para Deus.
Rm 7:4  Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 

D. Frutos do Espírito Santo.
Gl 5:22 e 23 :  22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

E. Assim, toda a árvore boa produz bons frutos”.
Mt 7:17ª Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 

Conclusão:
Quero fazer 5 perguntas:

1. Que tipo de árvores temos sido?
2. Que tipo de fruto temos produzido? A ordem do Senhor é para produzirmos frutos permanentes. “Mas de vós ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanhem a salvação”. Hb 6:9
 3. Você está limpo para produzir frutos?
A árvore que produz frutos deve ser limpa, preparada para que dê mais fruto. Precisamos ser limpos pela Palavra de Deus. E Deus será glorificado com nossos frutos. E o mundo saberá, através de nossos frutos que viemos verdadeiramente da parte de Deus.
4. Você está em Jesus?
“Quem está em mim e Eu nele esse dá muito fruto”. João 15:5.
5. O Senhor virá colher de nossa vida alguns frutos. Estaremos prontos para oferecer-Lhe frutos, espinhos, abrolhos, ou nada? 

Fontes:
SBB, Internet.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pessoas gratas são mais felizes!

Resultado de imagem para Gratidão
Uma pesquisa mostra que a gratidão é uma força poderosa para a criação de mudanças positivas nos indivíduos, famílias e organizações. Na verdade, de acordo com Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia, “A expressão de gratidão é uma espécie de estratégia para alcançar a felicidade.” Alguns dos resultados mais detalhados, publicados em livros como “The Happiness Advantage”, “Flourish” e “Optimal Functioning”, são os seguintes:

  1. Pessoas constantemente agradecidas são mais energéticos, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias.
  2. Quando os pesquisadores pegam voluntários aleatórios e os treinam para serem mais gratos ao longo de um período de algumas semanas, eles se tornam mais felizes e mais otimistas, se sentem mais conectados socialmente, desfrutam de uma melhor qualidade do sono, e até mesmo experimentam menos dores de cabeça do que os grupos de controle.
  3. Ao perceber mais bondade que você vai experimentar mais dela em sua vida.
  4. Gratidão incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade.
  5. Também inibe a comparações negativas com os outros e empurra para fora e substitui as emoções negativas.
  6. Quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles.
  7. Estudos mostram que as pessoas sempre gratas são mais felizes e satisfeitas com suas vidas
  8. Pessoas gratas se sentem mais saudáveis fisicamente e gastam mais tempo se exercitando.
Em “The Happiness Project”, a experiência biográfica mais vendida na psicologia positiva, Gretchen Rubin explica os benefícios do aumento da gratidão em sua própria vida:
Gratidão traz a liberdade da inveja, porque quando você é grato pelo que você tem, você não está consumido em querer algo diferente ou algo mais. Isto, por sua vez, faz com que seja mais fácil viver no seu meio e também te faz mais generoso com os outros. Gratidão promove a tolerância – é mais difícil se sentir decepcionado com alguém quando você está se sentindo grato para com ele ou ela. Gratidão também conecta você com o mundo natural, porque uma das coisas mais fáceis de se sentir grato é pela beleza da natureza.

Aumento da Gratidão
Podemos aumentar a gratidão em nossas vidas, intensificando a sensação dela em cada caso positivo, aumentando a frequência dela ao longo do dia, ampliando o número de coisas que estamos gratos, e expressando gratidão a mais pessoas. Alguns psicólogos positivos, como Jessica Colman, também incentivam a prática de “saborear”, que tem três fases:
  1. Antecipação: Gerando sentimentos positivos antes de ocorrer um evento.
  2. Gozo presente: Gerando sentimentos positivos no presente, intensificando ou prolongando-los através de pensamentos e comportamentos.
  3. Reminiscência: Gerando sentimentos positivos, olhando para um evento passado de uma forma que re-acende a emoção positiva.
Em “Flourish”, Martin Seligman identificou quatro tipos de saborear:
  1. Aquecendo: Fazer o máximo de elogios.
  2. Ação de Graças: Experimentar ou expressar gratidão.
  3. Maravilhado: Ficar cheio de admiração, espanto ou admiração.
  4. Deleitando: Aproveitar a experiência dos sentidos.
Algumas atividades mais práticas para aumentar a gratidão são explicados em “Optimal Functioning”:

Jornal gratidão: Anote pelo que você é grato a cada dia, e descreva em detalhes por que cada coisa boa aconteceu. Isso chama a atenção para os precursores de bons eventos e ajuda as pessoas a tomar consciência de mais coisas para ser grato, aprofundando a experiência.

Ensaio gratidão ou Carta: Escrever um ensaio sobre, ou uma carta para alguém a quem você se sente grato. Explique por que você se sente grato em detalhe. Se você escrever uma carta, não é necessário para entregá-la, mas entregá-la pode produzir uma emoção ainda mais positiva para o escritor e o receptor.

Parceiro gratidão: Planeje de praticar gratidão regularmente com um parceiro através da partilha de boas notícias e da discução de coisas que você sente grato. Reagir ativamente e construtivamente quando seu parceiro compartilhar algo, sentindo a alegria e gratidão com ele quando ele compartilhar suas bênçãos.

Medite sobre o sentimento de gratidão: Sente-se em um lugar calmo para meditar, chame a atenção para coisas que você sente grato, saboreie o sentimento de gratidão, e deixe-o afetar seu corpo inteiro.
Expresse gratidão Diretamente: Crie o hábito de agradecer as pessoas verdadeiramente pelas coisas que elas fazem por você e sobre o impacto que eles têm sobre sua vida.

Mais felicidade em dar do que receber
Até onde eu sei, nenhum desses especialistas psicologia positiva tem fé cristã. E, contudo, Deus as está usando não só para confirmar o ensinamento da Bíblia sobre a doação, tornando-nos mais felizes do que quando recebemos (Atos 20:35), mas também para trabalhar os detalhes práticos de como aumentar a gratidão em nossas vidas para o benefício de todos .

É o tipo de coisa que nos faz pensar como os incrédulos, por vezes, parecem ter mais compreensão dos princípios bíblicos que os cristãos! Mas o apóstolo Paulo nos ajuda a dar sentido a isso. Ele diz que quando os incrédulos, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles mostram a obra da lei escrita em seus corações (Rm 2:14-15).

David Murray é professor de Teologia do Antigo Testamento e Prático em puritano no “Reformed Theological Seminary”.

Fonte: http://www.christianity.com/blogs/david-murray/thankful-people-are-happy-people.html