quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pessoas gratas são mais felizes!

Resultado de imagem para Gratidão
Uma pesquisa mostra que a gratidão é uma força poderosa para a criação de mudanças positivas nos indivíduos, famílias e organizações. Na verdade, de acordo com Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia, “A expressão de gratidão é uma espécie de estratégia para alcançar a felicidade.” Alguns dos resultados mais detalhados, publicados em livros como “The Happiness Advantage”, “Flourish” e “Optimal Functioning”, são os seguintes:

  1. Pessoas constantemente agradecidas são mais energéticos, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias.
  2. Quando os pesquisadores pegam voluntários aleatórios e os treinam para serem mais gratos ao longo de um período de algumas semanas, eles se tornam mais felizes e mais otimistas, se sentem mais conectados socialmente, desfrutam de uma melhor qualidade do sono, e até mesmo experimentam menos dores de cabeça do que os grupos de controle.
  3. Ao perceber mais bondade que você vai experimentar mais dela em sua vida.
  4. Gratidão incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade.
  5. Também inibe a comparações negativas com os outros e empurra para fora e substitui as emoções negativas.
  6. Quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles.
  7. Estudos mostram que as pessoas sempre gratas são mais felizes e satisfeitas com suas vidas
  8. Pessoas gratas se sentem mais saudáveis fisicamente e gastam mais tempo se exercitando.
Em “The Happiness Project”, a experiência biográfica mais vendida na psicologia positiva, Gretchen Rubin explica os benefícios do aumento da gratidão em sua própria vida:
Gratidão traz a liberdade da inveja, porque quando você é grato pelo que você tem, você não está consumido em querer algo diferente ou algo mais. Isto, por sua vez, faz com que seja mais fácil viver no seu meio e também te faz mais generoso com os outros. Gratidão promove a tolerância – é mais difícil se sentir decepcionado com alguém quando você está se sentindo grato para com ele ou ela. Gratidão também conecta você com o mundo natural, porque uma das coisas mais fáceis de se sentir grato é pela beleza da natureza.

Aumento da Gratidão
Podemos aumentar a gratidão em nossas vidas, intensificando a sensação dela em cada caso positivo, aumentando a frequência dela ao longo do dia, ampliando o número de coisas que estamos gratos, e expressando gratidão a mais pessoas. Alguns psicólogos positivos, como Jessica Colman, também incentivam a prática de “saborear”, que tem três fases:
  1. Antecipação: Gerando sentimentos positivos antes de ocorrer um evento.
  2. Gozo presente: Gerando sentimentos positivos no presente, intensificando ou prolongando-los através de pensamentos e comportamentos.
  3. Reminiscência: Gerando sentimentos positivos, olhando para um evento passado de uma forma que re-acende a emoção positiva.
Em “Flourish”, Martin Seligman identificou quatro tipos de saborear:
  1. Aquecendo: Fazer o máximo de elogios.
  2. Ação de Graças: Experimentar ou expressar gratidão.
  3. Maravilhado: Ficar cheio de admiração, espanto ou admiração.
  4. Deleitando: Aproveitar a experiência dos sentidos.
Algumas atividades mais práticas para aumentar a gratidão são explicados em “Optimal Functioning”:

Jornal gratidão: Anote pelo que você é grato a cada dia, e descreva em detalhes por que cada coisa boa aconteceu. Isso chama a atenção para os precursores de bons eventos e ajuda as pessoas a tomar consciência de mais coisas para ser grato, aprofundando a experiência.

Ensaio gratidão ou Carta: Escrever um ensaio sobre, ou uma carta para alguém a quem você se sente grato. Explique por que você se sente grato em detalhe. Se você escrever uma carta, não é necessário para entregá-la, mas entregá-la pode produzir uma emoção ainda mais positiva para o escritor e o receptor.

Parceiro gratidão: Planeje de praticar gratidão regularmente com um parceiro através da partilha de boas notícias e da discução de coisas que você sente grato. Reagir ativamente e construtivamente quando seu parceiro compartilhar algo, sentindo a alegria e gratidão com ele quando ele compartilhar suas bênçãos.

Medite sobre o sentimento de gratidão: Sente-se em um lugar calmo para meditar, chame a atenção para coisas que você sente grato, saboreie o sentimento de gratidão, e deixe-o afetar seu corpo inteiro.
Expresse gratidão Diretamente: Crie o hábito de agradecer as pessoas verdadeiramente pelas coisas que elas fazem por você e sobre o impacto que eles têm sobre sua vida.

Mais felicidade em dar do que receber
Até onde eu sei, nenhum desses especialistas psicologia positiva tem fé cristã. E, contudo, Deus as está usando não só para confirmar o ensinamento da Bíblia sobre a doação, tornando-nos mais felizes do que quando recebemos (Atos 20:35), mas também para trabalhar os detalhes práticos de como aumentar a gratidão em nossas vidas para o benefício de todos .

É o tipo de coisa que nos faz pensar como os incrédulos, por vezes, parecem ter mais compreensão dos princípios bíblicos que os cristãos! Mas o apóstolo Paulo nos ajuda a dar sentido a isso. Ele diz que quando os incrédulos, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles mostram a obra da lei escrita em seus corações (Rm 2:14-15).

David Murray é professor de Teologia do Antigo Testamento e Prático em puritano no “Reformed Theological Seminary”.

Fonte: http://www.christianity.com/blogs/david-murray/thankful-people-are-happy-people.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário