quinta-feira, 26 de abril de 2018

Maturidade cristã - Conferência - Crescimento Espritual


Resultado de imagem para Maturidade cristã
Tema: Abandonando a infância Espiritual.

Introdução:
Há dentro de você um cordeiro e um leão. A maturidade espiritual é a habilidade de permitir que o cordeiro e o leão deitem-se juntos.
Atentando somente para o leão, você se verá além de seus limites, e chegará à exaustão.
Quando prestar atenção somente no cordeiro, você facilmente se tornará uma vítima de sua necessidade de receber atenção de outras pessoas.
A arte da vida espiritual é sustentar plenamente tanto seu leão quanto seu cordeiro. Assim, você poderá agir de maneira positiva, sem negar suas próprias necessidades. E poderá pedir afeição e cuidado sem trair sua vocação de líder.  (John Stott)
Num mesmo dia eu peguei várias sementes de mamão, todas de um mesmo fruto. Plantei muitas sementes e depois de algum tempo nasceram algumas plantas. Notemos algumas particularidades aqui.
Todas as sementes foram tiradas de uma mesma fruta
Todas as sementes foram plantadas no mesmo dia e hora
Todas foram regadas iguais e receberam praticamente o mesmo tratamento.

Mais depois de alguns dias:
Algumas plantas de desenvolveram mais do que outras
Algumas morreram.
As que estavam mais fracas me surpreendeu e se fortificaram.
Algumas fortes morreram.

Hoje:
Algumas estão produzindo muito
Algumas estão produzindo pouco
Outras não deram nada.
Assim é igreja,tem pessoas que estão há muito tempo fazendo parte do corpo e não estão produzindo nada. Mais também tem outros que se converteram a pouco tempo e já estão produzindo muitos frutos. Durante todas as 3 mensagens vamos usar sempre esse modelo, ou seja o pé de mamão. Focando sempre numa etapa da vida dessa planta. 
  • Semeadura até uma planta jovem.
  • Crescimento até a florada
  • Da florada a produção de frutos.

As quatro atitudes que promovem a maturidade espiritual:

"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".
Hebreus 12.1,2

I . Deixar todo embaraço.
Embaraço = qualquer fato ou coisa que dificulta ou impede; dificuldade,complicação, atrapalhação.
"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus". Hebreus 12.1,2

Embaraço nem sempre é uma coisa pecaminosa.
A. Qualquer coisa que tome o nosso tempo e nos impeça de desenvolvermos nossa comunhão; (Celular, Netflix, Filmes etc....)
B. O comodismo, atividades intelectuais, afazeres domésticos, trabalho,
C. A falta de organização do tempo / nunca sobra tempo pra orar, pra ler a Bíblia.  
 Resultado de imagem para Celular
II. Deixando o pecado.
O que é pecado? Pecado significa um desacordo com a lei de Deus. Quando alguém peca está ofendendo a Deus por desobedecer àquilo que Ele orienta como a vontade Dele. O pecado, em resumo, é desobedecer a vontade de Deus.
A. Qualquer atitude de nossa parte que fere a santidade de Deus
B. Qualquer atitude antiética:
    Atitudes que prejudiquem a comodidade do nosso próximo;
    Atitudes que provoquem descontentamento no nosso próximo;
C. Qualquer atitude que interfira imediatamente na nossa comunhão com o Espírito Santo.
D. Para mim, a melhor definição de pecado é essa: "pecado é maldade". Qualquer atitude maldosa em relação a nós mesmos e ao nosso próximo, constitui-se pecado contra Deus.

III.Correr com paciência. e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.
Hebreus 12:1b( Versão Almeida Fiel e Corrigida)
Confesso que a primeira vez que prestei atenção neste versículo, imaginei uma corrida de tartarugas:
- Senhoras e senhores, bem vindo a grande corrida das nossas "velozes tartarugas".
Um, dois, três, e já, e é dada a largada.Só um breve aviso, nessa corrida não ganha o mais veloz, mas ganha o mais paciente.
Claro que seria muito estranho um tipo de corrida assim, se não estivéssemos falando de um circuito chamado VIDA.
O escritor dos Hebreus sabia muito bem que nessa corrida chamada vida, não adianta puxar o tapete do próximo para vencer, ele sabia que haveria muitos tombos, muitos machucados, muito cansaço, muito desânimo, porque afinal, é uma corrida que nem sempre parece justa com todos os corredores.Correr com paciência não é ser vagaroso, mas ter perseverança.Todo atleta tem um grande exemplo para se inspirar, nós também temos; Jesus é o maior exemplo de perseverança, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se á destra do trono de Deus (Hebreus 12:2). 
Veja o que Ele diz:
Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16:33).
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono (Apocalipse 3:21).
 Resultado de imagem para Vanderlei Cordeiro
Nas olimpíadas de 2004, o mundo inteiro ficou conhecendo um atleta brasileiro; não porque ganhou o ouro, mas porque foi impedido de chegar em primeiro lugar.Vanderlei Cordeiro foi agarrado por um padre maluco chamado Cornelius Horan o impedindo na sua corrida, já no Brasil em entrevista á imprensa ele disse que não tinha mágoas do padre.
A nossa corrida não é diferente, haverá dias que não alcançaremos os nossos objetivos porque haverá retardatários tentando impedir nossa carreira. Pessoas usadas pelo diabo para nos barrar a qualquer custo, seja com inveja, soberba, ciúmes e maldições.Mas é necessário sacudir a poeira da auto-piedade, parar de olhar para fatos e circunstâncias, e fixar os olhos naquele que é o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo, um eterno exemplo de perseverança.

A. Paciência é a moderação que todo atleta experiente tem;
B. É a capacidade de saber que o que não se conquistou hoje, certamente será conquistado amanhã;
C. Para uma galinha nascer é necessário chocar o ovo, nunca parti-lo.
D. Ninguém vai alcançar a maturidade espiritual com 5 anos de crente. Não é simples assim. É necessário dar um passo de cada vez; subir degrau por degrau. Crescer na graça e no conhecimento de Cristo
 Resultado de imagem para Pedro afundando
III. Olhando para Jesus.
A. Quando o crente para de olhar para Jesus ele perde o rumo e começa a afundar.
Mt 14:22 Logo a seguir, Jesus fez com que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, tendo despedido as multidões, ele subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Ao cair da tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a uma boa distância da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 De madrugada, Jesus foi até onde eles estavam, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, vendo-o andar sobre o mar, ficaram apavorados e gritaram:
— É um fantasma!
E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse:
— Coragem! Sou eu. Não tenham medo!
28 Então Pedro disse:
— Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas.
29 Jesus disse:
— Venha!
E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou:
— Salve-me, Senhor!
31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou e disse:
— Homem de pequena fé, por que você duvidou?
32 Subindo ambos para o barco, o vento cessou. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo:
— Verdadeiramente o senhor é o Filho de Deus!
B. Olhar para Jesus é lembrar que todo os homens falham assim como eu sou falho
C. Jesus é mais sublime que o céu. Ele é o nosso GALARDÃO. O verdadeiro galardão.
D. O grande erro que a maioria de nós cometemos é o de fazermos a obra de Deus tendo em vista outros alvos que não o próprio Senhor Jesus.


Alimentação sólida para o crescimento Espiritual
Introdução: Os melhores alimentos do mundo
Resultado de imagem para Frutas 
O que a Bíblia fala sobre crescimento espiritual?
A Bíblia mostra que o crescimento espiritual é o resultado natural de uma vida dedicada a Jesus. Crescimento espiritual é amadurecer na fé.Todo crente precisa crescer espiritualmente.

O que é crescimento espiritual?
A. Crescimento espiritual é o processo de amadurecimento que acontece ao longo da vida com Jesus. Com o tempo, cada crente vai aprofundando seu relacionamento com Jesus e sua vida vai mudando.

B. O crescimento espiritual não é como nosso crescimento físico; não chega um tempo em que paramos de crescer. O crescimento espiritual é como uma árvore – continua a vida toda. Assim como a árvore, o crescimento espiritual:

C. Começa com uma semente – quando a palavra de Deus entra no coração e salva, a pessoa nasce para uma vida nova

D. É frágil de início – os primeiros desafios são difíceis e há muito para aprender; novos crentes precisam de muito apoio

E. Ganha raízes – com o tempo, o crente vai conhecendo mais da Bíblia firmando mais seu relacionamento com Jesus

F. Enfrenta tempestades – mesmo cristãos maduros enfrentam grandes dificuldades que desafiam sua fé, mas Deus ajuda a superá-las

G. Fica forte – ao conhecimento da Bíblia é acrescentada a experiência de vida, que dá mais força e confiança

H. Dá frutos – os resultados do crescimento espiritual são visíveis na vida do crente; o cristão maduro reflete mais a vida de Cristo

Onde não há crescimento espiritual, há um problema. A Bíblia diz que não podemos agir sempre como crianças recém-nascidas (Hebreus 5:13-14). Não devemos nos contentar apenas com o básico da fé, o “leite” inicial. Deus tem muito mais para nos dar mas muitas das bênçãos exigem maturidade. A árvore que não cresce e amadurece está doente ou morta.

II. Como crescer espiritualmente?
O crescimento espiritual depende de duas coisas: sua vontade e o Espírito Santo. É Deus quem faz crescer mas você precisa permitir que Ele trabalhe em sua vida. Muitas vezes isso vai doer mas vale a pena. Para crescer espiritualmente:

A. Se submeta a Deus
Peça que Deus lhe revele as áreas de sua vida que precisam ser mudadas e, quando você souber quais são, obedeça a Deus. Escolha fazer a vontade de Deus (Mateus 6:10).

B. Estude a Bíblia 
Deus fala através da Bíblia. Estudando a Bíblia, você vai aprender muitas coisas e descobrir como crescer (2 Timóteo 3:16-17). Comece aos poucos e procure melhorar seu estudo da Bíblia com o tempo.
 Resultado de imagem para Oração
C. Ore
Quem ora se aproxima de Deus para conversar com Ele. A oração aumenta a intimidade com Deus, a fonte de vida que nos faz crescer. Procure novas formas de orar, se chegando a ele em todas as situações da vida (1 Tessalonicenses 5:17).

D. Vá para a igreja
Sozinho, você não vai crescer muito. Na igreja você vai encontrar outras pessoas que podem lhe ajudar a crescer. A igreja serve para juntos aprendermos a crescer em Jesus (Efésios 4:15-16). Quando cada um faz a sua parte, todos crescem mais.

E. Assuma responsabilidades

A responsabilidade traz bênçãos e ajuda a crescer espiritualmente. Deus usa até as responsabilidades mais pequenas para lhe ensinar verdades profundas (1 Coríntios 12:5-7). Nem que seja distribuir hinários ou limpar os vidros, procure ajudar seus irmãos!


TERCEIRA MENSAGEM
Maturidade plena: Produzindo frutos para o Reino de Deus.
Texto: Lc 6:43-45
Árvores e seus frutos
43  Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. 
44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. 
45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Jo 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 

Introdução:
1. PRAZER DE COLHER OS FRUTOS
Para aqueles que estão acostumados à vida rural, onde se pode viver em maior contato com a natureza, é algo natural ordenhar uma vaca e tirar um balde de leite fresco ou colher do pé de uma laranjeira ou uma bananeira algumas frutas maduras. O sentimento de ir colher os frutos maduros é muito agradável. E como é bonito contemplarmos uma árvore carregada, abundando com coloridos frutos.

A. Da mesma maneira, olhando agora pelo lado espiritual e baseando-se na Palavra de Deus, vemos no capítulo 15 de João a afirmação de Jesus que Ele próprio é a Videira e nós os Seus ramos, e seu Pai é o Agricultor. Há de chegar a hora em que o Agricultor há de procurar frutos em Sua plantação, e o que terá encontrado?

B. Como uma árvore Ele nos compara, dizendo que os ramos, os galhos, precisam estar ligados ao tronco para produzirmos frutos para o Reino de Deus. Quando paramos para refletir um pouco e percebemos que em algum tempo de nossa vida espiritual deixamos de produzir frutos para o Reino de Deus, ou estes já não são tantos como anteriormente, como à época da conversão ou da fase do “primeiro amor”, é hora de nos lembrarmos da árvore e seus frutos.

II. Frutos para o Reino de Deus
A. Em Mateus 12:33-35  Jesus afirma que pelo fruto conhece-se a árvore. Qualquer um sabe que a bananeira é bananeira porque produz bananas. Se houver maçãs ou laranjas em uma árvore certamente aquela árvore não será uma bananeira. É lógico, no entanto, a situação do cristão improdutivo vai se tornando delicada, pois foi-lhe dado uma ordem: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça”. João 15:16.

B. Quando plantamos uma árvore não podemos esperar que ela produza fruto imediatamente. Sabemos que haverá a fase de completa germinação, crescimento e no momento apropriado, ela deverá estar florescendo e produzindo.

C. O Senhor nos escolheu, nos nomeou para irmos, darmos frutos e o nosso fruto deve permanecer. Ele deu-nos um tempo próprio. Não pede frutos imediatamente após a nossa conversão.Em Lucas 13:7 encontramos: “e disse ao vinhateiro: eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; CORTA-A; porque ocupa ainda a terra inutilmente.”

D. Hoje em dia existem centenas e milhares de cristãos ocupando a terra inutilmente. Há muito seus frutos já cessaram. “Mas a que produz espinhos e abrolhos é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada”. Hb 6:8.

E. A árvore que não produz frutos deve ser cortada e queimada, e pior ainda, está perto da maldição. Acho que muitos ainda não acordaram para isso. Estão acostumados à uma vida cristã fácil, religiosa, sem muitos problemas, mas também sem frutos. Aos fariseus e saduceus Jesus ordenou que produzissem FRUTOS DE ARREPENDIMENTO. (Mt 3:8)

III. Tipos de frutos que temos de produzir
A. Frutos de justiça.
Fl 1:11 Cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Para a Bíblia Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel aparece a palavra Justiça 363 vezes.
Para a Bíblia King James, a palavra justiça = rigtheousness aparece 289 vezes.
Um blog comentando a questão coloca para a palavra justiça o número de 286 vezes (aproximada da Bíblia King James), argumentando que somente no livro dos Provérbio a palavra justiça aparece 29 vezes.

B. Frutos para santificação.
Rm 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 

C. Frutos para Deus.
Rm 7:4  Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 

D. Frutos do Espírito Santo.
Gl 5:22 e 23 :  22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

E. Assim, toda a árvore boa produz bons frutos”.
Mt 7:17ª Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 

Conclusão:
Quero fazer 5 perguntas:

1. Que tipo de árvores temos sido?
2. Que tipo de fruto temos produzido? A ordem do Senhor é para produzirmos frutos permanentes. “Mas de vós ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanhem a salvação”. Hb 6:9
 3. Você está limpo para produzir frutos?
A árvore que produz frutos deve ser limpa, preparada para que dê mais fruto. Precisamos ser limpos pela Palavra de Deus. E Deus será glorificado com nossos frutos. E o mundo saberá, através de nossos frutos que viemos verdadeiramente da parte de Deus.
4. Você está em Jesus?
“Quem está em mim e Eu nele esse dá muito fruto”. João 15:5.
5. O Senhor virá colher de nossa vida alguns frutos. Estaremos prontos para oferecer-Lhe frutos, espinhos, abrolhos, ou nada? 

Fontes:
SBB, Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário