Quando a gratidão é colocada em prática, então os benefícios tornam-se ainda maiores.
Gratidão (Foto: Pexels/Řaj Vaishnaw)
A gratidão é o ato de reconhecer o benefício recebido, a dádiva alcançada por meio da ajuda de alguém. O dicionário define essa palavra da seguinte forma: “Ação de reconhecer ou de prestar reconhecimento a alguém por algo bom”. Essa virtude tornou-se rara em nossos dias.
Gosto de dizer que um cachorro é mais grato pelo cuidado que seu dono dedica, do que o ser humano por qualquer ajuda tenha recebido. Poucas pessoas ainda resguardam a consciência de não trair e ser grato a quem lhes ajudou.
Podemos dizer que a gratidão é um princípio de honra. Quando você toma consciência da ajuda que recebeu e deseja ser leal para com aquele que fez algo a teu favor, então é natural haver atitudes de gratidão.
Isso também é válido em relação à própria existência. Aprender a ser grato a Deus por seus benefícios é fundamental para uma vida plena. Sempre teremos algum motivo para agradecer ao Senhor.
A Bíblia nos ensina o seguinte: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5.18).
Logo, ter consciência de que devemos ser grato nos leva a refletir sobre como temos agindo quando tudo começa a dar certo. Será que você realmente tem agido com gratidão? Tem demonstrado essa virtude?
Certa vez Jesus Cristo, no auge do seu ministério, encontrou dez leprosos e declarou a cura sobre eles. Todos eles haviam pedido pela misericórdia do Mestre e todos foram curados daquela enfermidade. Porém, a Bíblia diz que apenas um voltou para agradecer (Lucas 17.17).
Nunca seja ingrato com quem estendeu a mão e te ajudou de alguma maneira. Ainda que o ato seja o mais simples, aprenda a ter atitudes de agradecimento. Saiba honrar e avaliar bem essa pessoa.
Além disso, jamais esqueça aqueles que ajudaram você a chegar a algum lugar na vida. Não esqueça de agradecer pela oportunidade ou de demonstrar respeito por quem fez algo que te favoreceu.
Quando a gratidão é colocada em prática, então os benefícios tornam-se ainda maiores. É sinal que muitas outras virtudes se desenvolveram na sua vida ao longo do processo de crescimento e amadurecimento.
A ingratidão, no entanto, demonstra sinais de falhas de caráter. O ingrato também pode ser egoísta, mesquinho, arrogante, etc. As portas se fecham para este tipo de pessoa, além de não terem o reconhecimento por seus méritos.
Eu acredito que quando alguém investe na pessoa certa, busca ajudar de alguma maneira, ela receberá algo por isso, mesmo que no final a pessoa seja incapaz de agradecer. Ainda assim, vale a pena investir em pessoas.
Por outro lado, as pessoas gratas demonstram seu verdadeiro valor quando se dispõem a reconhecer aquele que estendeu a mão. William Shakespeare disse que “A gratidão é o único tesouro dos humildes.”
“A gratidão é a virtude das almas nobres”, disse Esopo.
Fonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário