domingo, 1 de outubro de 2017

Elias e o ribeiro de Querite!

Introdução
Um dia eu estava em uma reunião de diretoria da Igreja a qual eu trabalhei como “Missionário” por cerca de quase 25 anos e aconteceu uma coisa que jamais esqueci. E agora escrevendo este artigo veio a minha mente outra vez a cena:
Uma determinada igreja estava sem pastor e foi colocado lá na reunião que se alguém quisesse ir para o GRANDE DESAFIO a proposta estava na mesa e a Igreja oferecia:
Casa
Um bom salário
Gasolina
E algumas coisas que não me lembro mais, além dessa Igreja estar localizada no Paraná, ou seja na em uma das regiões mais ricas do Brasil. E a resposta de um dos pastores foi exatamente essa.

“Se a minha esposa topasse eu enfrentaria esse desafio” Que grande desafio! Quando olharmos a situação de Elias logo a seguir dá até vergonha.
Imagem relacionada
Elias permanece as margens deste riacho pouco tempo, assim que suas águas desaparecem com o verão ele se transfere para o território da Fenícia
O Ribeiro de Querite
O ribeiro de Querite é um riacho que nasce nos montes de Efraim e, percorre na região da Alta Galiléia e deságua no rio Jordão. Esta região se chama de  Transjordânia, mais precisamente ao oriente desta região, a leste do rio Jordão (1 Rs 17,3). Seu nome “Querite” deriva do verbo hebraico “Cha-Vath” que significa “Cortar, colocar no tamanho certo”.

Elias permanece as margens deste riacho pouco tempo, assim que suas águas desaparecem com o verão ele se transfere para o território da Fenícia

Onde se localiza a cidade de Sarepta?
Nos Mapas Bíblicos que  geografia apresenta temos a informação que Sarepta era uma pequena localidade não distante de Sidon acerca de 15 Kms, também ela é “conhecida como Zarefate em algumas versões Bíblicas e como Sarepta no Novo Testamento (Lc 4.26), situada na terra natal de Jezabel (1 Rs 16,31).

O nome “Sarepta” significa em hebraico “lugar de fundição”. Com certeza, o Senhor ao conduzir Elias para o ‘lugar de fundição’ tinha o propósito de prepará-lo para seu grande desafio, mas também fundir (derreter) a vã e velha fé daquela viúva nos deuses pagãos para uma fé viva e eficaz no único e verdadeiro Deus o Deus de Elias. 

Entenda o cenário de Israel: ( Caos político, idolatria, pecados)
1.      Uma palavra profética muito dura.
A.    A posição de autoridade de Elias
       a. Conhecimento de Deus
       b. Intimidade com Deus
B.     A palavra profética.
a.       Orvalho: 
O orvalho, sereno ou rocio é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação.

b. Chuva: 
A chuva é importante porque lava o ar, fazendo assentar as poeiras e outras impurezas que nele existem. 
A chuva ajuda a regar plantações , plantas e florestas , sem falar que ela e uma fonte muito importante para os seres vivos . 
As chuvas reabastece rios e lagos e brota nascentes , com ela podemos aproveitar da agua da chuva economizando e ajudando o Meio - ambiente. 
Em alguns lugares como no nordeste onde é muito raro chove , e a causa de tantas secas e uma grande falta de água para os animais e moradores sofrem com isso tudo trazendo só prejuizo . Enfim todos sabem a importância da água, e que precisamos dela para absolutamente tudo em nossas vidas. desde água para tomar, para produzir os alimentos. Então o mundo não sobreviveria sem água.
C.     O impacto na economia de Israel
a.       Fome
b.      Seca
c.       Desabastecimento

2.      A ordem de Deus.
A.    Uma ordem estranha. 2, 3 e 4
B.     Esconder-se

3.      Elias no Ribeiro de Querite.
A.    Beberás do ribeiro
B.     Comerás do que os corvos trouxessem.
C.     As águas secando
D.    A solidão.
E.     As dúvidas.
F.     Então Deus dá o próximo passo! To be continued!

Pastor Wanderlei Marcelo Vieira
Igreja Batista Ágape de Uberlândia
01 de outubro de 2017




Um comentário: