domingo, 11 de novembro de 2018

O Que Executivos de Sucesso Fazem de Diferente

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O consultor de liderança Ron Carucci, em uma aparição em vídeo da Harvard Business Review, afirma que entre 50 e 60 por cento dos executivos falham quando exercem pela primeira vez esse cargo. Por causa disso, Carucci estudou executivos de sucesso para descobrir o que eles fizeram de diferente daqueles que não foram bem-sucedidos e descobriu quatro fatores principais. 

Amplitude
O primeiro fator é Amplitude. Novos executivos tendem a ter uma visão estreita sobre negócios. A compreensão total do panorama de qualquer organização é fundamental para se ter a amplitude de conhecimento necessária para a tomada de decisões inteligentes. 

Na Bíblia, encontramos um bom exemplo dessa deficiência. O apóstolo Pedro foi uma pessoa que teve dificuldades para enxergar o panorama total. Em certa ocasião, Jesus o repreendeu dizendo: “...Você é uma pedra de tropeço para Mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.” (Mateus 16:23). 

Em seus papéis como líderes, executivos de sucesso procuram compreender todos os aspectos de sua organização. 

Contexto
O segundo fator que Carucci descobriu é Contexto. Executivos bem-sucedidos realizam o trabalho necessário para obter entendimento das mudanças em sua cultura, ramo de negócios ou dentro de sua organização. A compreensão do contexto vai capacitá-lo a fazer escolhas mais sábias e mais bem informadas. 

Novamente, nas Escrituras encontramos um modelo para essa abordagem de liderança. Em I Crônicas 12:32 lemos sobre uma família que compreendia a importância de entender o contexto para a tomada de decisões: “dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel deveria fazer...”

Quando lhes é atribuído um novo papel, executivos de sucesso investem tempo para estudar as tendências e compreender o contexto para poderem, assim, servirem melhor suas organizações.

Escolha
O terceiro fator é Escolha. Todos os dias apresentam muitas opções de escolha. Por exemplo, executivos devem decidir onde podem investir melhor o seu tempo. Se você já desempenhou o papel de executivo, sabe que existem muitas pessoas acreditando que o projeto delas é o melhor para o uso do seu tempo. Mas o verdadeiro sucesso surge com a capacidade de dizer “não” para o que pode desviar a atenção e “sim” somente para as oportunidades cruciais para a missão.

Como Jesus disse em Mateus 7:14, “...é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.” 

Conexões
O último fator que Carucci descobriu é Conexões. Executivos bem-sucedidos sabem que é crucial conectar-se com outros, construindo relacionamentos fortes e confiança. Estabelecer as conexões certas vai capacitá-lo a alavancar aqueles relacionamentos e construir confiança, de modo que outros possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Podemos citar exemplos e mais exemplos que demonstram como trabalhar de forma isolada não é uma estratégia eficiente de liderança. 

Encontramos esse princípio sendo comunicado em I João 4-7: “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.” Amar a outras pessoas no ambiente de trabalho é uma forma poderosa de construir relacionamentos e confiança. Em muitos casos, isso leva ao sucesso mútuo. 

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
Por Rick Boxx

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