terça-feira, 28 de abril de 2020

Como ouvir a voz de Deus

Ovelha - InfoEscola
 Conhecimento íntimo que devemos ter com Deus.   Jo 10:2-5.
Nesta vida o propósito de Deus é nos guiar. Sl 73:24
Orientação Divina é promessa de Deus. Sl 32:8 
Isaías queria pregar que seria instruído. Is 45:17
Presença contínua de Deus. Is 58:11
Promessas de orientação divina. Jô 8:12,Cl 1:9, Rm 8:14, Pv 3:6

A bíblia é nosso livro básico: Tudo está escrito na bíblia,não é necessário pedir orientação para algo que já está escrito.Ex: Pedir para namorar um descrente.

I.  Causam impedimento a voz de Deus.
A. Estou disposto a ouvir a voz de Deus?
B. Implica obedecer aquilo que foi dito.
C. Temos que ver nossos motivos.
D. Temos que ter nossa vontade rendida a Deus. Jô 5:30 Jesus fazia a
E. Vontade daquele que o tinha enviado.
F. Falta de oração.
G. Pecado.
H. Olha tanto para si mesmo que não olha para Jesus.

II. Duas maneiras de Deus falar conosco.
Primeiro grupo.
1.Através da bíblia
Maneira principal de Deus falar conosco é a bíblia.
A.    Quando lemos a bíblia
B.     As escrituras é a luz para andarmos,é o professor que nos ensina. 2 Pe 1:16-21
C.     Esta palavra é inspirada por Deus.Temos que estudar a bíblia para nos equipar para o trabalho. 2 Tm 3:15-17
D.    Quando estamos em oração,e Deus nos dá um versículo ou capítulo.
E.     Quando a palavra de Deus é contida em outra literatura. ( livros,revistas, folhetos,etc...)
F.      Através do ministério de ensino e pregação.
G.    Versículos entregues por outros.
H.    Quando nós decoramos versículos.
I.       Meditamos na Palavra de Deus.

II. Através da voz interior
Deus falando conosco através do homem interior.

III. Pastor de ovelhas
Naquela época na Palestina existivários apriscos coletivos e Familiares.

Algumas características das ovelhas e seu pastor.
PASTOR
A.    Guardador de gado {#Gn 13
B.     Governante {#Jr 3.15}.
C.     Deus {#Sl 23.1} e Jesus {#Jo 10.11}.
D.    Ministro da igreja {#/ RC Hb 13.17; 1Pe 5.2}.

IV. Ouviram a voz de Deus. I Rs 19:9-21,
A.    Elias temeu por sua vida. Vs 3
B.     Ele mesmo tomou a decisão de ir a berseba. Vs 4
C.     Deus mandou ir para o cume,más Elias entrou numa caverna. Vs 9
D.    Sai e vai para o cume perante o Senhor. Vs 11
E.     Elias ouviu a voz de Deus. Vs 13
F.      Pedro teve uma visão.Êxtase: Estado emocional em que a pessoa fica imóvel, aparentemente desligada do mundo e dominada por uma sensação de felicidade; transe {#/ RC Nm 24.4,16}; {#/ RA At 10.10; 11.5; 22.17}.
G.    Pedro ouviu a voz de Deus. Vs 13
H.    Na incerteza de ser a voz de Deus peça uma confirmação.
I.       Gideão. Jz 6:37,38

V. Conselho de líderes.
A.    Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória Provérbios 24:6 
B.     .     Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança Pv 11:14  
C.     Temos que reconhecer esta forma de Deus falar conosco.
D.    Muitas vezes não há unidade dentro da igreja,não há submissão total dos irmãos
E.     Deus tem prazer de falar a cada um individualmente. Gênesis 19:21Êxodo 4:12Êxodo 19:9

Vi. Através da paz interior. Sl 32:8,9
A.    esta paz ultrapassa qualquer entendimento. Fp 4:7
B.     esta paz deve dominar os nossos corações. Cl 3:15
C.     devemos buscar a paz,como fruto do Espírito. Gl 5:22
D.    Tende paz em Jesus. Jô 16:23
E.     A paz de Jesus é diferente da paz do mundo. Jo 14:27
F.      O Senhor abençoa com paz o seu povo. Sl 29:11

VII. Outras maneiras de Deus falar
A.    Pastor.
B.     Companheiros de oração.
C.     Deus fala através de nossos cônjuges
D.    Deus fala através de nossos pais
E.     Deus fala através de nossos desejos e alvos

Segundo grupo.
I. Visões
Visões = TEOFANIA
A.    Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Tem sua etimologia enraizada na língua grega: "theopháneia" ou "theophanía".
B.     É uma revelação ou manifestação sensível da glória de Deus, ou através de um anjo, ou através de fenômenos impressionantes da natureza.
C.     Uma das mais importantes teofanias foi a manifestação do Senhor a Moisés, quando o exortou a liderar a fuga do povo hebreu do Egito, conforme relatado em Êxodo 3:

II. Sonhos.
Série de cenas vistas durante o sono. Nos tempos antigos foi usado por Deus para comunicar mensagens às pessoas {#Gn 20.3; Nm 12.6; 1Rs 3.5; Mt 1.20}. É usado também na MAGIA, pela qual se procura conhecer o futuro e obter conhecimentos ocultos {#Dt 13.1-3; Jr 23.25-28; Zc 10.2}.
A.    Alguns casos que Deus usou para falar em sonhos
a.       José. Gn 37:5,9
b.      Faraó. Gn 41:1-5
c.       José Mt 1:20,2:13,2:19,27:19

B.     Princípios para interpretação de sonhos
a.       interpretação pertence ao Senhor. Dn 2:18,19
b.      Procurar conhecer através da bíblia os símbolos usados.
c.       Símbolo: Objeto,figura ou ação que representa uma realidade.
d.      Alguns símbolos. Serpente: ( Satanás )
e.       Pode ser uma confirmação daquilo que Deus está te falando.
f.       Sonhos na sua grande maioria são simbólicos
g.      Sonhos repetidos dizem que Deus tem pressa para realizar.

C.     Como interpretar sonhos.
a.       Qual é o conteúdo da mensagem
b.      È bíblica?
c.       Está de acordo com a palavra?
d.      Como é a vida cristã da pessoa que recebeu o sonho?
e.       Figuradamente:
f.       Pessoa física {#/ RC 1Pe 3.7}.
g.      Pessoa que recebe o castigo de Deus {#Rm 9.22}; v.  NTLH, ou a  sua misericórdia {#Rm  9:23 
h.      Pessoa como instrumento de Deus {#Rm 9.21; 2Co 4.7}.
i.        Como é a vida cristã da pessoa que recebeu o sonho?
j.        Deus não usa vaso sujo.
k.      Se esta em pecado o sonho pode cheirar enxofre.
l.        Deus não fala contra a bíblia.
m.    Qual é o resultado do sonho?
n.      Mais  consagração?
o.      Medo ou tensão?
p.      Quando é de Deus produzirá oração,e unidade no corpo de Cristo.
q.      Qual é o Fruto?

III. Manifestação visível de Deus:
A.    Como interpretar sonhos.
B.     com mensagem direta
C.     em SONHO com mensagem {# Gn 28.12-17};{ Êx 19.9-25});
D.    em visão com mensagem {# Is 6.1-13}; d)
E.     com mensagem por um anjo {# Êx 3.2-4.17}. O "ANJO
F.      do Senhor" é uma teofania que se enquadra nas características
G.    da segunda pessoa da Trindade {# Gn 16.7-13; Êx 3.2-6; Jz 6$}.
H.    Paulo teve uma visão audível e visível. At 9:27
I.       Ananias teve uma visão. At 9:10-19
J.       Pedro teve uma visão. At 10:9-23

IV. Visitação de anjos: Anjo: Mensageiro de Deus.
Pode ser de 3 formas:Profecia, Voz audível, Circunstâncias
A.    Qual é a mensagem? É bíblica? Se contradiz a bíblia é do Diabo.
B.     Qual é o conteúdo?
C.     Devemos levar a liderança da igreja. Cl 2:18,19.
D.    Como esta revelação se encaixa com os propósitos de Deus?
E.     Temos que procurar outras confirmações.
F.      Como é a reação da pessoa que recebe a visão?
G.    Quem é esta pessoa que recebeu a visão.

V. Profecia
A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo {#2Pe 1.20-21}. As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas. V. PROFETA, PROFETISA.
A.    Como julgar profecias.
a.       Na igreja primitiva havia ordem. I Co 14:40.
b.      Deus falou muitas vezes por profetas.
c.       Como discernir?
d.      Qual é a mensagem?
e.       Qual é o mensageiro?

B.     Como discernir a mensagem?
a.       É bíblica? Está explicando,concordando,ou distorcendo a mensagem da bíblia? Pv: 30:5,6  Is 8:20 Rm 15:4
b.      Que dizem os líderes e autoridades espirituais da igreja?
c.       Sl 19:9,10.
d.      Há confusão e tumulto no seu coração ao ouvir a mensagem? Gl 5:22,o fruto do Espírito é paz e alegria.
e.       Quando uma mensagem não é de Deus,não significa que é do diabo,más pode ser da carne.
f.       A mensagem glorifica a Deus ou o profeta?  Dt 13:1-5.
g.      Esta mensagem é de esperança ou de condenação?

C.     Como julgar o profeta.
a.       Como é a vida moral e cristã do profeta?
b.      Se este profeta exibe uma estabilidade emocional e espiritual? 2 Pe 2:17,Jd 12,13.
c.       Se este homem ou mulher está debaixo de autoridade local?
d.      I Co 14:29-32.
e.       Será que este mensageiro está tentando manipular as pessoas,e as situações para se cumprir as suas mensagens?
f.       A profecia se cumpriu? Dt 18:22,Je 28:9,Is 44:25,26.
g.      O profeta fala em amor? Ef 4:15.

VI. Voz audível
Maneira incomum de Deus falar.
Más Deus pode usar.
Moisés: Deus falou com ele várias vezes de forma audível.

Mais dois tipos de vozes que podemos ouvir:

I. Voz de Satanás. A voz de Satanás é diferente. Vejamos algumas características.
A.    Dá um espírito inquieto. É uma voz de confusão. I Co 14:33 Tg 3:16.
B.     A voz de satanás não concorda com as escrituras. Gn 3;1-5
C.     A voz de satanás produz medo. I Jo 4:18
D.    A voz de satanás não traz glória para Deus.
E.     A voz do Espírito Santo sempre trará glória para Deus.
F.      Vitória de Jesus Cristo. I Jô 3:8,Cl 2:13-15

II. Voz do mundo. Considerações sobre o mundo.
Definindo o mundo:
A.    A terra {#Sl 24.1}.
B.     O conjunto das nações conhecidas {#/ RA 1Rs 10.23}.
C.     A raça humana {#Sl 9.8; Jo 3.16; At 17.31}.
D.    O universo {#Rm 1.20}.
E.     Os ímpios e maus, que se opõem a Deus {#Jo 15.18} e têm o Diabo como seu chefe {#Jo 12.31}.
F.      Os habitantes do Império Romano {#Lc 2.1}.

III. Características do mundo. I Jô 2:15-17  Tg 4:4
‘Sistema de governo gerenciado pelo diabo.
A.    Não amar o mundo. I Jo 2:15
B.     Gostar das coisas do mundo. ( festas,bebedices,músicas etc...)
C.     Participar de coisas e lugares que não agradam a Deus.
D.    Andar em companhia de pessoas pecadoras.

IV. O que o mundo contem?
Três coisas.
A.    Concupiscência da carne.
B.     Concupiscência dos olhos. CONCUPISCÊNCIA Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos {#Rm 7.8}.
C.     Soberba da vida: Orgulho {#Pv 8.13; 1Jo 2.16}.

V. Conseqüências de amar o mundo.
A.    O amor do Pai não está nele. I Jo 2:15
B.     O mundo  passará bem como as suas coisas. I Jo 2:17
C.     Se for amigo do mundo será inimigo de Deus. Tg 4:4

Pastor Wanderlei Vieira - 23 de novembro de 2005


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