Restaurante, lanchonetes e sorveterias, por exemplo, podem retornar os atendimentos presenciais cumprindo medidas de segurança.
Uberlândia — Foto: Via Drones/Divulgação
Um novo decreto da Prefeitura de Uberlândia, publicado na noite desta segunda-feira (20) no Diário Oficial, permite a abertura escalonada de novos setores comerciais (divididos em categorias). As medidas foram tomadas após a deliberação e avaliação criteriosa do núcleo estratégico do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.
A nova resolução passa a valer a partir da próxima segunda-feira (27) mediante o cumprimento de uma série de medidas de segurança por parte dos empresários. Até o próximo domingo (26), apenas os estabelecimentos autorizados anteriormente poderão continuar atendendo o público presencialmente.
Conforme a publicação, cada setor possui regras específicas, a depender das características. Algumas atividades econômicas poderão funcionar sem restrição de dias. Outras também poderão operar diariamente, desde que cumpram um grau mais severo de exigências. Por fim, uma terceira classificação de estabelecimentos poderá atender ao público em apenas alguns dias determinados por semana.
Veja na imagem abaixo quais comércios podem funcionar em quais dias da semana:
Tabela mostra o escalonamento que deve ocorrer nos comércios de Uberlândia a partir da próxima semana — Foto: Diário Oficial do Município/Reprodução
Entre as obrigações dos empresários, estarão a utilização obrigatória de máscaras e demais equipamentos de segurança por parte dos funcionários, condições de lavagem das mãos aos clientes, fornecimento de álcool em gel, intensificação da circulação do ar natural, controle de fluxo, divulgação de informações acerca da pandemia, entre inúmeras outras ações.
Antes de reabrirem, algumas entidades de classes ou representantes coletivos de cada atividade econômica deverão assinar um documento de responsabilidade, comprometendo-se a cumprir as regras estabelecidas. O documento será fornecido e assinado junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O documento permite, por exemplo, que restaurantes, lanchonetes e sorveterias retomem os atendimentos presenciais, desde que mantenham distância mínima de 2 metros entre as mesas, que o público fique limitado a 50% da capacidade e que o atendimento seja realizado até às 22h.
Continuam com restrição total de atendimento academias; clubes e espaços de lazer; shopping centers; casas noturnas, boates e estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções; cinemas; bares (salvo aqueles híbridos, os quais deverão manter apenas as atividades relacionadas à alimentação, suspendendo quaisquer atividades de entretenimento); e instituições de ensino, formação e treinamento.
Coronavírus na cidade
Uberlândia tem 81 casos confirmados de coronavírus e outros 955 suspeitos foram descartados, ou seja, testaram negativo para a doença. Os dados são do Boletim Municipal Diário da Prefeitura divulgado no fim da tarde deste segunda-feira (20). Continuam sete óbitos em investigação para a Covid-19 e quatro mortes confirmadas pela Prefeitura na cidade.
Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário