terça-feira, 2 de maio de 2017

Eu sou de outra época!

Resultado de imagem para Ponte Alta Uberaba
Escola Estadual Walter Prado Dantas.(Ponte Alta - Uberaba)
Introdução
Hoje se tem falado demais negativamente de um certo período que o Brasil passou: "O chamado regime militar". Eu vivi nessa época, faço parte dessa história, a qual presenciei de perto e fui uma testemunha ocular. Foi para mim uma época inesquecível que até hoje eu tenho muita saudade, e bem sei que o tempo não vai mais voltar.
Um tempo em que as crianças eram crianças, sem celulares e outros aparelhos eletrônicos, a gente vivia uma vida plena de prazer e tranquilidade. Brincava na rua até anoitecer e depois vinha tomava um banho, jantava e ia dormir.
Mais vou deixar para falar de cada ponto mais abaixo:
Resultado de imagem para Saquinhos para mudas eucalipto cheio de terra
A minha geração começava a trabalhar aos 12 anos.
Não tinha esse negócio que tem hoje que menor não poderia trabalhar. Com 12 anos de idade tive o meu primeiro trabalho. Nessa época estava cursando a quinto ano em Ponte Alta e morava com a minha avó materna. O serviço era simples e não era pesado, era encher saquinhos de terra para se plantar eucaliptos. O problema é que a gente ia 6 horas da manhã e só voltava a tarde. Ganhava por produção. Chegava do trabalho, tomava um banho é ia para a Escola.
Essa rotina não criou em nós nem uma anomalia, ou algo parecido. Pelo contrário desenvolveu em nós o amor pelo trabalho e a não depender de outras pessoas, e como era bom receber o dinheirinho.
Se fosse hoje? Não pode.
Menor não pode trabalhar.
Não pode andar de caminhão.
Trabalho escravo, etc...
Isso tudo está errado, pode sim menor trabalhar para forjar o caráter e formar cidaddãos de bem.

Educação Moral e Cívica
Resultado de imagem para educação moral e civica livro
Esta matéria não existe mais, ou pode ter sido transformada em outras, pode ser. Mais nós estudávamos essa matéria que nos ensinava muitos valores, aos quais esses estudos de hoje em dia não fazem. Eu nunca tinha visto ou ouvido falar de que um aluno agrediu uma professora. As professoras davam com uma régua e beliscão e a gente respeitava elas. 
Olhe hoje na internet a quantidade de alunos que agridem e até matam os professores. Quando eu estudava nesse período mão existia isso.
Aprendíamos a ter respeito pelas pessoas e pela Pátria. Antes de entrar para as salas de aula, todos os alunos cantavam o Hino Nacional e o Hino a Bandeira. Hoje poucos sabem ou já cantaram esses Hinos.
Fomos disciplinados pelos pais sem moderação.
Sem essa de que disciplinar os seu filho vai causar nele uma doença ou alienação do mundo. Deixando bem claro que disciplinar não é Espancar e Machucar. Tem pai e mãe que ao invés de disciplinar e educar os filhos, espancam e machucam, isso sim trás consequências físicas e psicológicas, e podem durar para sempre. Eu não consigo me lembrar de nem um dos meus amigos de infância que ficou sofrendo transtornos mentais ou algo assim. E olha que a molecada apanhava dos pais, além de apanhar na rua.
Tomávamos bomba na escola e não tinha de ir para psicólogo.
Resultado de imagem para Caderneta escolar antiga
Não tinha nem um reflexo negativo a não ser a esperada Surra, isso era com certeza. Tomou bomba podia contar que iria receber duas coisas:
Uma grande gozação por parte dos que passaram
E uma bela surra, as vezes mais de uma.
E aí gente a vida seguia em frente, no ano seguinte estávamos lá firmes de novo, só que um ano atrás né. Deixando claro que nos meus primeiros anos nunca tomei bomba.
Sofria todo tipo de Bullying    
Se isso causasse tantos transtornos como dizem hoje em dia que causa eu nem estaria vivo. Desde que nasci tenho um problema muito sério de visão e isso era um prato cheio para os garotos me xingarem. Sofri? Sofri. Morri? Não Morri. 
Isso para mim era desconfortante e me causava alguns problemas, mais a gente vai se adaptando e superando. Já adulto e sem aquele medo e vergonha um dia fui preencher uma petição para fazer o meu Passaporte na Policia federal e quando a moça me entregou eu disse: Moça eu não consigo, você pode preencher para mim, o qual ela fez de boa vontade. Outra vez pedi para um passageiro num vôo para os Estados Unidos preencher um documento que eles dão no vôo. Se fosse em outra época eu iria ficar super envergonhado. Hoje não mais.
Não quero dizer que Bullying não cause estragos, só que não causa tudo isso que dizem por aí.
Havia segurança.
Resultado de imagem para Veraneio da PM
Eu vivi 23 anos da minha vida no Regime Militar. Nunca tive nem um problema com a Policia Militar ou outra qualquer. Quem tinha de ter medo era quem fazia as coisas erradas. Esse carro aí em cima dava medo naqueles que realmente faziam as coisas erradas.
As crianças podiam brincar nas ruas até de noite.    
A gente brincava até a noite, pois não tinha perigo algum. O máximo que poderia acontecer era a gente arrumar uma briga, que no outro dia já estava tudo bem.
Bem diferente dos dias de hoje em que esta geração tem de viver presa. A minha mãe nunca levou nem um de nós na escola, não era preciso e olha que eu fui para a escola com 6 anos. A gente ia com as outras crianças, até isso esse mundo cruel hoje não deixa.
Naquela época não tinha vam ou perua ,era a pé mesmo.
Então me diz uma coisa! Quem era mais feliz? A minha geração sem nem um tipo de brinquedo, Tv e tecnologia, ou esta geração que tem de tudo?

Por Wanderlei Vieira
Pastor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário