terça-feira, 22 de outubro de 2013

A igreja e a "modernidade". Parte I (Vestuário)

Com este bom aviso a igreja evangélica deveria ser informada dos perigos da modernidade , mas usar os seus benefícios com sabedoria...
“Às vezes me sinto tão violentamente acossado pelos pensamentos mundanos que chego a pensar que somente a morte me poderia aliviar, tantas as deprimentes circunstâncias que me envolvem”. A pressão do secularismo parecia premer a alma de Jonathan Edwards  muito antes que sociólogos e historiadores da igreja investigassem o assunto. Entretanto, o relacionamento entre o secular e o sagrado tem uma longa história de discussão. Durante o tempo em que vivia Jonathan Edwards o termo “mundano” era popular, mas tinha o mesmo significado de secularismo. “Muitos têm interpretado a Aliança de Meio-Termo (Half-way Covenant) como uma degeneração do Puritanismo estrito na medida em que os negócios na Nova Inglaterra começaram a gerar prosperidade, em decorrência do maior secularismo”.
Martin Murphy


Por muitas pessoas eu sou considerado como: Antigo, Ultrapassado e antiquado por não concordar com algumas ou seja muitas novas práticas que estão sendo introduzidas na igreja. Acontece que não são as coisas novas que vêm incomodando, mais talvez a maneira e a intensidade com que são introduzidas no meio da igreja. Estamos vivendo agora o grande predomínio da geração Z e com isso a tecnologia e a ciência fazem parte da vida desta geração, naturalmente.Eles estão habituados com tudo que se refere a tecnologia de ponta e todas as tendências e avanços das ciências. Porque se vende tanto celular no brasil e no mundo? Simplesmente porque as pessoas não conseguem mais ficar sem "aquele lançamento", é preciso sempre mais e mais.e as empresas sabem disso e promovem novos lançamentos para poder saciar o desejo do "TER" de muitas pessoas. Deixando bem claro que não sou contra comprar e trocar um objeto e sim pelo desejo quase incontrolável de ter aquilo. E daí? O que tem isso a ver com a igreja e com os crentes? Tem e muito a ver pois estas tendências e modas estão saindo direto do mundo para dentro das igrejas evangélicas.
Rm 12:2   E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Rm 12:2   E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

"O círculo das ideologias define a modernidade, mas, além disso, estabelece uma progênie. A prole emerge das ideologias para produzir ainda mais descendentes. O projeto do Iluminismo deu à luz a modernidade e a modernidade tem servido de agente de expansão da influência do secularismo. "

Exemplo de modernidade que estão entrando sorrateiramente na igreja e que podem representar um grande perigo:
Moda
A marca que esbanja sensualidade.
O ESTILO CALVIN KLEIN - Estimulador de desejos e fantasias eróticas ambíguos .
  * Conforme a revista Veja de 05 de novembro de 1986, pg. 85, diz que a moda moderna em vez de mostrar um nu direto, explícito, mostra um nu indireto, sugestivo, que desperta desejos e fantasias sensuais. “Na trilha do sucesso de Calvin Klein... buscou-se o sensual,ligeira mente pecaminoso...” “...a sexualidade e a nudez existem, são parte da vida. Vejo um diferença entre anúncios que mostram mulheres usando jeans colantes - e que se destinam a agradar essencialmente os homens - ...e os de Calvin klein, nos quais os homens e as mulheres são mostrados em posição de igualdade. ...Esses anúncios fazem com que o público pense sobre sua sexualidade, e isso desnorteia bastante. ...O apelo que esses anúncios provocam exige que se empurre continuamente a fronteira do que é aceitável”.

COISAS ANTICRISTÃS NA MODA MODERNA e no ESTILO CALVIN KLEIN:
lº) A moda moderna tem uma obsessão pela sensualidade e pelo erotismo pecaminoso e imoral;
2º) Sua metodologia consiste em se aproveitar desonestamente do imaginário humano, através de uma linguagem sugestiva que desperta fantasias e desejos eróticos;
3º) Tende a confundir e encobrir as diferenças saudáveis entre homem e mulher;
4º) Exige que se empurre continuamente o limite do que é aceitável para frente, ou seja, é tirada a fronteira entre o moral e o imoral;
5º) Tira a diferença visual entre mulher honesta e decente e mulher meretriz e imoral;
6º) Se aproveita desonestamente da vaidade feminina em querer ser elogiada e notada, nem que seja pela nudez de suas vestes; Assim, transformando a mulher, num vulgar objeto sexual, sem valor e descartável;
7º) Se aproveita desonestamente da fraqueza masculina em relação as roupas indecentes das mulheres. Fazendo com muitos homens tropecem e alguns, com poucos princípios de conduta, se degenerem num vida depravada.
8º) A moda mundana está intimamente relacionada com o desagregação social e o caos geral na sociedade, sendo a grande promotora do adultério, do incesto, do estupro, da pornografia e da prostituição;
9) A moda mundana coloca o lucro acima da ética, da virtude e da decência.
10º) A moda mundana é voltada para a exaltação do homem, e para o desprezo para com Deus e suas leis; Faz o crente escandalizar o seu bom testemunho perante o descrente, roubando o respeito, a dignidade e o direito de evangelizar;
QUEM SÃO OS CULPADOS PELOS MALES DA MODA MODERNA?

1º) Satanás está por traz de toda maldade feita neste mundo, embora não seja o único responsável. Ele foi quem desnudou o primeiro casal e continua desnudando a humanidade através dos teatros, cinemas, televisões, vídeos, revistas, livros, praias de nudismo, vestuário mundano, que inclui a mini-blusa, mini-saia, decotes profundos, roupa transparente, roupa colada na pele, etc...

2º) O Mundo, como um sistema que jaz no maligno, é por natureza um sistema que tende a impureza e imoralidade. Moda e Mundo são sinônimos; (I Jo. 2:15-17; 5:19);

3º) A Carne, o natureza depravada do homem, é inimiga de Deus e de sua santa lei, de modo que, sendo os ESTILISTAS em sua maioria, homens descrentes, farão sempre uma moda contrária a admitida pela Palavra de Deus; (Rom. 8:4-10)

4º) Os consumidores descrentes, que compram e usam tais vestes; (Ap. 17:4; 18:15-16)

5º) Os consumidores crentes, que compram e usam tais vestes; (Jd. 22-23

E sabem o que é pior? Isto não está longe de nós como alguns podem até pensar, pelo contrário está cada vez mais presentes em nossas igrejas. Tem uma foto de está nas redes sociais que retrata bem isto. Um homem está orando e a sua frente tem uma mulher com uma calça muito justa e provocante que seria quase que impossível aquele homem poder se concentrar. Quem nunca passou por uma situação constrangedora e vergonhosa? Muitos. Temos de levar em consideração quando uma mulher visitante vem a igreja vestindo uma roupa imprópria para a ocasião e quando uma mulher que é membro da igreja se veste assim. Neste segundo caso isto é inaceitável. 
Mesmo que não seja uma roupa Calvin Klein a moda cotidiana também sempre busca a valorizar e exaltar o corpo da mulher, e para que ela se vista assim não precisa ter dinheiro, basta somente querer. De tempos em tempos as roupas vão mudando e variando as formas de salientar o corpo da mulher, das transparências, aos decotes até as colantes, tudo com a mesma finalidade.

A mulher cristã pode e deve se vestir bem, e isso não significa que tem de ser sensual. Hoje já existe lojas especializadas em roupas para as mulheres da igreja, de todas as faixa etária.

Como a mulher cristã deve se vestir?

1. Respeito: Que inspire respeito, e chame a atenção para a beleza espiritual; Fp. 4:9; 

2. Modéstia: Sem luxo, soberba e nudez. Mas seja simples e modesto; I Tm. 2:9

3. Diferença: Não seja unissex; Mt. 5:13-16;

4. Não defraudante: Não escandalize e faça tropeçar o próximo; Lc. 17:1-2;

5. Boa mordomia do corpo como templo de Deus:  I Co. 3:16-17;

6. Dê bom testemunho:  Hb. 11:2,39-40; Ap. 6:6-9;

7. Glorifique a Deus:  I Cor.10:31-33. - Este é o princípio maior.

Fonte: Pastor José Laerton. Igreja Batista Regular Emanuel de Fortaleza.
Internet.
Bíblia SBB.


Diante do trono + Som livre = Maçonaria.

O grupo de adoração Diante do Trono nasceu do grande sucesso da Igreja Batista da Lagoinha em Minas Gerais, igreja da família Valadão. A Sexta Igreja Batista em BH (seu nome inicial) conquistou o estado de Minas e cresceu rapidamente atingindo toda e região sudeste e o Brasil. Isso graças a um grande projeto de divulgação do ministério de louvor baseado nos vultuosos dízimos das ovelhas.

Depois de vários CDs lançados, parcerias para divulgação no exterior (com o Hilsong United por exemplo) e insatisfeitos com tamanha projeção e conquista financeira, a banda gospel assinou contrato com a produtora Som Livre das organizações Globo. Certamente essa parceria dá ao Diante do Trono uma maior projeção nos cenários nacional e internacional além de enorme rentabilidade, porém como já coloquei, a Som Livre é da Globo, uma organização globalizada, idolatra, pagã e ocultista. Assim como o patrão que te paga um bom salário na empresa, mas exige que você cumpra as obrigações determinadas por ele, independente se fazem parte de sua área de atuação ou não, assim também os produtores da Som Livre fazem aos seus "artistas".
Os 2 trabalhos gravados pela Som Livre trouxeram à banda símbolos maçônicos imperceptíveis ao público cristão do "nada a ver". Veja as capas dos recentes trabalhos do Diante do Trono produzidos pelas organizações Globo:
 
    Vejam as mãos levantadas adorando o sol.
Repare atrás da Ana Paula que aparece um homem brilhante aceitando a adoração. (O deus sol)

     
                    
Capa do novo CD. Repare bem na figura e compare com a figura abaixo.
O simbolo supremo da maçonaria.

Repararam a semelhança? Será coincidência?
                                      
"E levou-me para o átrio interior da Casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor[...] cinco homens, de costas para o templo do Senhor e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol[...] Então me disse (o Senhor): Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá do que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me..."  (Ezequiel 8: 15 e 16)


 Confesso que estou publicando esse post. sem sequer ter ouvido os "louvores" desses trabalhos, mas admito também não ter interesse nenhum em trabalhos que não glorificam o nome do Senhor. Os louvores podem até citar o nome de Deus ou de Jesus, mas não possuem adoração sincera e verdadeira, pois as Escrituras dizem em II Coríntios 6: 15: "Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o incrédulo?" Mais claro do que isso só a luz de Jesus que nos alumia a cada dia. Não há como conciliar nossa adoração a Deus com propósitos ímpios, AINDA que seja por trabalho.
Aliás, fazer da obra de Deus um trabalho para acumulação de dinheiro e bens é bastante polêmico, mas isso é assunto para outro post.
Deus abençoe a todos!

Fonte: Claudio Tanes dos Anjos







domingo, 20 de outubro de 2013

Transforme as "meras" palavras em AÇÃO!

Tiago 1:25  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.NTLH
Tiago 1:25  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. RA

A nossa língua a portuguesa segundo o dicionário Aurélio tem 500.000 palavras, para dizer a verdade eu fiquei até surpreso ao escrever este artigo, pois não pensei serem tantas. As palavras são as ferramentas que temos a nossa disposição para nos comunicar e expressar as nossas idéias e pensamentos. E como todas as demais línguas, existem na nossa existem classes de palavras que serão usadas para determinados fins específicos.Para poder entender com exatidão o que uma palavra significa ou quer dizer precisamos estudar a sua "Morfologia". Vamos dar uma olhada no que estamos falando:
Morfologia:
Definição:
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
Mais eu gostaria de me deter mais um pouco numa classe gramatical específica ou seja, os verbos.
Definição
Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.

De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.

O Verbo na Bíblia:
João 1:1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:10  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
João 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
1 João 1:1  O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida
Apocalipse 19:13  Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
Segundo a bíblia Almeida.(SBB)
Verbo significa:
Palavra {#Jo 1.1-14}. Jesus é o Logos (Na RC e NTLH, {#/ NTLH #1Jo 1.1; Ap 19.13}), isto é, a Palavra, que é mais do que expressão falada: é Deus em ação, criando {#Gn 1.3}, se revelando {#Jo 10.30} e salvando {#Sl 107.19-20; 1Jo 1.1-2}.

Já que agora temos uma definição bem clara do que é e o que significa a palavra verbo vamos ver qual a diferença que esta palavra pode causar em nossas vidas.
O evangelho é vida e exemplo e não palavras, nós somos que as nossas ações e atitudes refletem a nosso respeito, e não o que falamos ser....

Aqui está a grande diferença de Jesus Cristo e os religiosos de sua época, pois Jesus falava e vivia o que pregava, ao contrário daqueles homens que falavam uma coisa e viviam outra.
Assim acontece em nossos dias, os crentes não estão dando o exemplo de vida para as pessoas do mundo, e por isso o evangelho não tem alcançado a mais pessoas. Quantas expressões e frases depreciativas temos ouvido a respeito de alguns crentes, o qual nos deixa muito envergonhados. O que é mais triste ainda é que são verdades, as pessoas não estão zelando para manterem-se puros e limpos diante da sociedade que está de olho. Todo mundo comete pecado, roubam, matam etc..., mais quando isso acontece com um evangélico a coisa toma proporções gigantescas.
O que fazer para mudar esta realidade?
Simplesmente viva o que prega. Este é o maior de todos os exemplos que podemos dar para todos, a começar em nossas casas e familiares e depois para todos. Temos de fazer a diferença neste mundo a começar com quem está mais perto de nós e deixe que o seu bom exemplo ganhe o mundo.

Falar é completamente fácil,
quando se têm palavras em mente
que expressem sua opinião.

Difícil é expressar por gestos e atitudes
o que realmente queremos dizer,
o quanto queremos dizer,
antes que a pessoa se vá.
Carlos Drumond de Andrade










13 atitudes que fazem os chefes perderem seus funcionários

O líder de uma equipe é diretamente responsável pelo clima do ambiente trabalho. Veja 13 atitudes que podem fazer com que os funcionários deixem uma empresa

São Paulo -  Ser uma empresa reconhecida no mercado, oferecer muitos benefícios e uma alta remuneração. Nada disso é suficiente para manter um funcionário, caso quem esteja nos cargos de liderança não sirva de exemplo e inspiração. Veja 13 atitudes dos chefes que podem direcionar os melhores funcionários de uma companhia direto para a concorrência, segundo especialistas:
1 Não agir conforme o próprio discurso
"Faça o que eu digo, não faça o que faço". Praticada pela liderança, esta "filosofia" pode causar incômodo e irritação na equipe e levar até mesmo a desligamentos. O coach e sócio fundador da Alliance Coaching Sílvio Celestino dá a isto o nome de "falta de integridade". "É a incapacidade do líder de fazer aquilo que ele diz que é necessário. Por exemplo: ele pede que todo mundo seja pontual, mas nunca chega no horário. Ou até mesmo diz que é preciso reduzir custos e depois faz um gasto excessivo em um evento, ou almoço com clientes", explica. 
2 Não saber dialogar
Aqui entra todo tipo de comunicação ineficaz: desde o diálogo lacônico, em que o líder fala pouco e resume demais o conteúdo da conversa, até grosserias. "Falta de orientação, de feedback, estressa os funcionários e chega uma hora em que ninguém aguenta. A qualidade de vida das pessoas dentro de uma empresa é proporcional à dos diálogos que nela existem, e isso é responsabilidade do líder", diz Celestino. 
3 Ignorar o potencial de crescimento da equipe
Quem é que deseja ficar estagnado na profissão, fazendo sempre a mesma a coisa, sem se desenvolver? Chefes que não reconhecem o potencial de crescimento da equipe e não promovem funcionários nem disponibilizam novas ferramentas e oportunidades de trabalho só provocam desestímulo, segundo Clara Linhares,  professora da área de pessoas da Fundação Dom Cabral.  
4 Prometer e não cumprir
A clássica promessa não cumprida já foi apontada por especialistas consultados por EXAME.com com uma das piores coisas que os chefes podem dizer aos funcionários. Pois ela também pode ser a gota d'água para quem não está muito satisfeito com o emprego pedir logo a demissão. Prometer promoção ou férias e depois dizer que não vai mais ser possível, são as mais comuns, segundo Celestino. 
5 Viver no passado (tecnológico)
Aquele chefe que, em vez de usar as redes sociais impede os seus funcionários de acessá-las, se enquadra neste quesito. É preciso acompanhar as mudanças tecnológicas e entender que o uso de novas ferramentas pode contruibuir para a produtividade, segundo Celestino. "Não dá para se desatualizado em um tempo em que tudo acontece tão rápido. Vejo muito funcionários de hotéis buscando táxis nas ruas. Se eles recebessem um smartphone para ter acesso a um aplicativo que faz esse serviço automaticamente, economizariam tempo e ganhariam em eficiência", exemplifica. 
6 Ser "imprevisível"
"É horrível trabalhar com alguém que a cada hora pede que uma tarefa seja feita de um jeito, que marca uma reinão e desmarca dois minutos antes do horário agendado, que não considera mais importante aquilo que no mês anterior era imprescindível", explica Celestino. 
7 Fazer cortes na equipe para alcançar resultados, sem uma estratégia
Líder que não pensa estrategicamente, não é eficiente. Para Silvio Celestino, um dos principais erros de não planejar os negócios adequadamente é fazer muitos cortes na equipe, na ânsia de obter resultados. "Aí, em uma área em que deveria haver cinco pessoas trabalhando, há somente uma, trabalhando que nem um camelo. Isso não resolve nada!", afirma. 
8 Não permitir inovações
É claro que padrões precisam ser seguidos em qualquer tipo de organização. Permitir e adotar pequenas inovações, porém, é necessário para que uma empresa consiga se manter sempre renovada. "Hoje as pessoas querem liberdade. Portanto, é inviável trabalhar com um chefe que mantém sempre a mesma rotina e quer que tudo seja feito do jeito dele", diz Celestino. 
9 Controlar em excesso
"Ninguém gosta de trabalhar para um chefe que é autoritário a ponto de controlar rigorosamente tudo o que a pessoa faz dentro da empresa, desde a hora em que ela chegou até a que vai embora; que trata os funcionários como se a vida deles se resumisse ao que eles fazem dentro da empresa; que associa empenho a horas trabalhadas, e não a resultados", afirma Celestino. 
10 Colocar apelidos nos funcionários
 Chefes que desqualificam o pessoal, se referem aos funcionários de forma pejorativa e colocam apelidos são praticamente um convite para deixar o trabalho, de acordo com Clara Linhares. 
11 Não ouvir
De acordo com o coach Homero Reis, o chefe que não tem abertura para ouvir outros pontos de vista pode, sem querer, incentivar a perda de talentos na sua companhia. "É aquele que diz: eu sou uma pessoa fácil, basta que você me obedeça e me dê o seu melhor". 
12 Levar tudo para o lado pessoal
Segundo Homero Reis, esta é uma questão de pura imaturidade emocional. É o líder que trata relacões de trabalho de forma pessoal, que "acredita que alguém discorda dele, e não da ideia". Por outro lado, tratar todo mundo superficialmente, também não é um comportamento positivo. "Ele precisa demonstrar preoucupação sobre como o funcionário está na carreira e na vida particular", diz Clara Linhares.
13 Não ter visão do grupo
Tratar cada funcionário individualmente é muito importante, mas não se pode esquecer do grupo como um todo, segundo Reis. 

Fonte: Exame.com


Globo exibe filme “À prova de fogo” na Sessão da Tarde

Pela internet muitos telespectadores comemoraram a escolha do canal em exibir um filme com valores cristãos
A Rede Globo surpreendeu a muitos ao exibir o filme “À Prova de Fogo” durante a Sessão da Tarde desta quinta-feira (17). O filme é uma produção da Igreja Batista de Sherwood em Albany, Geórgia (Estados Unidos), e fala sobre superar problemas no casamento.
Pelo Twitter a Globo anunciou o filme convidando seus telespectadores a se emocionarem com a história do bombeiro Caleb Holt (Kirk Cameron) que está decidido a se separar da esposa Catherine (Erin Bethea). Porém o pai de Caleb pede que ele tente salvar seu casamento usando uma técnica de 40 dias chamada de “o desafio do amor”.
No Twitter diversos evangélicos comemoraram a atração da emissora carioca, entre eles o humorista Jonathan Nemer. “Prova de Fogo na Globo? É isso mesmo? Melhor programação que a Globo já teve. Esse filme é demais.”
A internauta Cleide Abade, de São Paulo, afirmou no microblog que iria assistir ao filme depois de muito tempo sem assistir a Globo. “Nem acredito @rede_globo vai passar o filme ‘Prova de Fogo’ na sessão da tarde! Acho que depois de anos vou assistir a globo!!! Não percam!”
Telespectadores não evangélicos que estavam assistindo ao filme também comentaram suas impressões sobre “À Prova de Fogo”. “Qualquer pessoa que tenha um relacionamento eu recomendo assistir o filme que está passando agora na Globo ‘À Prova de Fogo’”, escreveu a usuária Ana (@hmdois_).
Márcia Müller, do Rio Grande do Sul, também recomendou o filme aos seus mais de 4 mil seguidores no Twitter. “Todos deveriam assistir ao filme que ta dando na Globo, ‘À Prova de Fogo’, pelo menos 1 vez na vida, sério. Ensina muita coisa sobre o amor (sic)”.


Morte de pastor gera polêmica

Muita polêmica está tomando conta das mortes do pastor evengélico Gimário Sales de Lima, de 24 anos, mais conhecido como Mário Sales, e do também evangélico Jeissivan Cristiano Dias Brito, de 26 anos. Eles foram baleados num confronto com a Polícia Civil, que apresentou a versão de estar caçando ladrões de carros.
No perfil do pastor no Facebook, internautas lamentam, protestam contra a ação da polícia, revelando total incredulidade no envolvimento dos evangélicos com o crime.
Dois internautas chegam a sugerir que haja uma mobilização para que tudo seja apurado Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, presidida pelo também pastor Marco Feliciano, e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Polícia
Segundo a polícia, eles estavam em um carro roubado e faziam parte de uma quadrilha que roubava carros em Salvador para vender em Feira. O líder do bando, segundo o delegado Ricardo Brito, era Enderson Almeida Souza Matos, 23 anos, conhecido como Rabicó, morador do Feira IX. O quarto componente era Fábio de Almeida Silva, 24 anos, morador das Baraúnas.
Ricardo Brito disse ainda que os evangélicos envolvidos eram considerados “tiro surdo”, linguagem policial para quem comete delitos, mas não tem entrada em delegacia. “O pastor estava em um carro roubado, com placas de outro veículo com as mesmas características e fazia a função de batedor para o resto do bando”, disse Brito.
No interior dos veículos roubados, um Peugeot, vermelho, placa OLD-8292 e Punto, branco, placa NZP-3230, foram encontrados três revólveres calibre 39, uma pistola 9 milímetros de uso restrito das forças armadas e de origem filipina, e três tabletes de maconha, pesando aproximadamente 3 kg, escondidos na chaparia do veículo Peugeot.

 Família
A mãe Veranildes Santos e o padrasto do pastor Mário Sales afirmou que o filho sabia que o veículo Peugeot era roubado. “O próprio policial falou pra mim: olha moça! Ele não estava atirando, quem estava atirando foi o Rabicó e outro de trás. Meu filho veio comprar esse carro; meu filho sabia com certeza que o carro era roubado. Sabe por quê? Porquê um Peugeot daquele não existe (zerado) por 14 mil reais. Meu filho sabia”, contou.
Já Ivo da Silva Brito, presidente do Sindicato dos Camelôs e pai de Jeissivan, disse que o filho trabalhava com ele como camelô, era evangelista, mas estava endividado após a compra de um carro e vinha sendo ameaçado de morte. Apesar disso, negou que o filho tivesse envolvimento com bandidos e que ele apenas pegou carona.

Fonte: Folha do Estado

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sons Estranhos no Céu Aterrorizam Milhares de Pessoas ao Redor do mundo. Inclusive no Brasil!!!

Seria realmente o fim dos tempos? Os dias da humanidade estariam chegando ao fim? Os cavaleiros do apocalípse já estariam prontos para realizar o que a eles são destinados a fazer? 
Com certeza estas e outras centenas de perguntas estão sendo feitas agora neste exato momento as quais não temos toda a segurança para dar as respostas com exatidão, por isso vamos dar uma olhada no que diz a BÍBLIA. A única que pode trazer com toda segurança e certeza os ESCLARECIMENTOS para a raça humana agora.
Será que estamos chegando ao fim?
Como podemos ter a certeza que estamos caminhando para o fim? Pelos sinais que nos disse o Senhor Jesus.

I. Guerras.
Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).
Mateus 24:6  E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
Marcos 13:7  Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
Lucas 21:9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo.
Guerras do Seculo XX.



II. Fomes:

Pobreza:
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes. 
O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo. Relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) recentemente publicado mostra que nos últimos 30 anos o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1,00 duplicou nos países menos desenvolvidos.
Para a agência da ONU, o dado mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando os países menos desenvolvidos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
Em algumas regiões, principalmente na África, parte da população já tem um consumo diário de apenas 57 centavos de dólares, enquanto um cidadão suíço gasta por dia US$ 61,9. Nos anos 70 cerca de  56% da população africana vivia  com menos de US$ 1,00, hoje este valor é de 65%.A pobreza está a aumentar, em vez de diminuir.
(Junho de 2002)  
As ajudas dos países mais ricos aos mais pobres são uma gota de água no Oceano, cifrando-se 0,22 por cento do seu PIB. O mais grave é todavia os subsídios que atribuem às suas empresas para exportarem e barreiras comerciais que levam aos produtos oriundos dos países mais pobres. O desequilíbrio de meios sufoca completamente as economias mais pobres. (Banco Mundial,Abril de 2003)..

Fome

Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais  são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.

A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, mas implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados. (Junho de 2002).

Desigualdade leva a POBREZA...
África
Devastada por secas e cheias, mas sobretudo por guerras civis (entre 30 e 40 no final do século XX), todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Terminados os conflitos o terror não termina nas zonas rurais, onde a presença de minas e de munições não explodidas constitui uma ameaça permanente à reconstrução das comunidades rurais.
Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome que há muito mata nestes países milhões de africanos, já deixou de ser notícia na imprensa internacional. Entre as principais causas desta mortandade está a seca, as guerras e a permamente instabilidade política e religiosa na região.
Zambia, cerca de quatro milhões de pessoas (numa população de dez milhões) foi afectada pela seca que destrui, este ano, parte das suas colheitas. A situação está a tornar-se rapidamente catastrófica. (Dados de 2002)
Na África austral, existem presentemente 10 milhões de mulheres, homens e crianças a conhecer formas extremas do flagelo da fome. Malawi, Zimbabwe, Lesotho e a Swazilândia são alguns dos países mais afectados. Malawi, enfrenta seca e a pior fome nos últimos 50 anos. Segundo o governo, 70% da população de 11 milhões passa fome. 
Em Moçambique e Angola (apesar de ter terminado a guerra), a situação é reconhecidamente trágica.(Junho de 2002)
As perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África sub-sahariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões em 1999 para 404 milhões em 2015, afectando perto de metade da população da região (Banco Mundial, Abril de 2003). 

América Latina
54 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caraíbas, segundo o director-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). 
Na América do Sul registou-se uma redução do número de pessoas subnutridas, que passou de 42 milhões para 33 milhões, mas na América Central houve um aumento de 17 a 19% e nas Caraíbas de 26 a 28%.
As crises económicas na Argentina e Brasil fizeram regredir vastas regiões, alastrando a fome.
O director-geral da FAO afirma que apesar da importância estratégica da agricultura para combater esta situação, nos últimos 10 anos o crescimento do sector agrícola no continente foi fraco, alcançando apenas 2,7% no ano 2000. Um dos factores que impede o crescimento da mesma, deve-se à concorrência dos países mais desenvolvidos, cuja agricultura é fortemente subsidiada pelos respectivos estados.
211 milhões de latino-americanos e caribenhos vivem abaixo da linha de pobreza, com um aumento de 11 milhões desde 1990. (Junho de 2002).
As perspectivas futuras continuam a ser pouco risonhas para toda a América Latina. Os efeitos da globalização far-se-ão sentir por muito tempo, nomeadamente através de continuas crises económicas. As suas frágeis economias estão hoje à mercê das empresas dos países mais ricos. 

Ásia
A situação é particularmente dramática no Afeganistão, onde cinco a dez milhões de pessoas estão ameaçadas de fome, mas também muito grave na Coreia do Norte, Mongólia, Arménia, Geórgia e Tajiquistão, etc.(Dados de 2002).

Médio Oriente
No Médio Oriente as projecções do Banco Mundial são também pouco animadoras para esta região, a situação é dramática na Palestina e no Iraque.O número de pobres irá disparar, estimulando o crescimento de conflitos sociais (Banco Mundial, Abril de 2003). 
A intervenção dos EUA no Iraque (Abril de 2003), para além das vítimas que já produziu, agravou ainda mais esta tragédia.

Mateus 24:7  Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;
Marcos 13:8  Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores.

III. Terremotos:
Mateus 24:7  Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;
Marcos 13:8  Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores.
Lucas 21:11  haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.

Aqui está a lista dos maiores terremotos do mundo. (Todos nestes últimos anos)
Após revisão, terremoto no Japão passa a ser o quarto maior da história
Os serviços meteorológicos dos Estados Unidos e do Japão revisaram, nesta segunda-feira, para 9.0 a magnitude do tremor que atingiu a costa japonesa na última sexta-feira (11). Antes, os órgãos haviam informado que a magnitude era de 8.8. Com a revisão, o terremoto do Japão passa a ser o quarto maior desde o início do século 20 --quando as medições passaram a ser mais confiáveis-- ao lado do tremor que atingiu o leste da Rússia em 1952. 

Veja abaixo a lista com os dez maiores terremotos da história desde 1900, com base nas magnitudes registradas.


O tremor, ocorrido em 22 de maio de 1960, com epicentro no município de Valdívia, matou 2.000 pessoas e gerou um maremoto com ondas de até 10 metros. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.



2.      Magnitude 9.2 - Alaska (EUA), 1964
O abalo fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas em 28 de março de 1964. Seu epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca (EUA)



A ilha de Sumatra, na Indonésia, registrou em 26 de dezembro de 2004 um terremoto de magnitude 9,1, com epicentro no mar, que causou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países da região. O tremor, que popularizou o termo tsunami, ocorreu a 30 km de profundidade no Oceano Índico e foi sentido até na costa leste da África.



O terremoto --seguido por um tsunami-- que atingiu o Japão na última sexta-feira (11) alcançou magnitude 9.0, segundo os serviços geológicos do Japão e dos Estados Unidos. Antes, ambos os órgãos informaram que a magnitude havia sido de 8.8, mas revisaram o valor nesta segunda-feira. O terremoto, com epicentro no oceano Pacífico, a 400 km de Tóquio, a uma profundidade de 32 km, gerou ondas gigantes de 10 metros, que chegaram a uma velocidade de 800 km/h antes de atingir a costa japonesa.





5.      Magnitude 9.0 - Rússia, 1952
Em 4 de novembro de 1952, um abalo de magnitude 9,0 na península de Kamchatka, extremo leste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.



Em 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de magnitude de 8,8 atingiu o Chile matando mais de 800 pessoas e deixando cerca de 20 mil desabrigados. O epicentro foi o mar da região de Bío-Bío, a cerca de 320 km ao sul de Santiago.

7.      Magnitude 8.8 - Equador, 1906
O tremor atingiu a costa do Equador, perto da fronteira com a Colômbia, em 31 de janeiro de 1906, e matou entre 500 e 1.500 pessoas. O abalo chegou a ser sentido em San Francisco (EUA) e no Japão.



8.      Magnitude 8.7 - Alaska (EUA), 1965
Em 4 de fevereiro de 1965, um tremor de magnitude 8,7 atingiu as ilhas Rat, no Alasca (EUA), gerando um tsunami de cerca de 10 metros de altura na ilha de Shemya. Apesar disto, o abalo causou poucos danos.



9.      Magnitude 8.7 - Sumatra (Indonésia), 2005
Três meses após o famoso tsunami, em 28 de março 2006, a ilha de Sumatra, na Indonésia, foi atingida novamente por outro tremor, dessa vez em terra, de magnitude 8.7. Cerca de 1.300 pessoas morreram.



10.  Magnitude 8.6 - Tibete (China), 1950
Um terremoto de 8,6 graus causou a morte de mais de 1. 500 pessoas no Tibete e na
     província indiana de Assam, no nordeste do país. 
Fontes: Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Japão, BBC e agências AFP e EFE.
  
IV. Peste: (Doenças e epidemias)
As grandes epidemias ao longo da história

 PESTE  NEGRA 

50 milhões de mortos (Europa e Ásia) - 1333 a 1351
História: A peste bubônica ganhou o nome de peste negra por causa da pior epidemia que atingiu a Europa, no século 14. Ela foi sendo combatida à medida que se melhorou a higiene e o saneamento das cidades, diminuindo a população de ratos urbanos
Contaminação: Causada pela bactéria Yersinia pestis, comum em roedores como o rato. É transmitida para o homem pela pulga desses animais contaminados
Sintomas: Inflamação dos gânglios linfáticos, seguida de tremedeiras, dores localizadas, apatia, vertigem e febre alta
Tratamento: À base de antibióticos. Sem tratamento, mata em 60% dos casos

CÓLERA
Centenas de milhares de mortos - 1817 a 1824
História – Conhecida desde a Antigüidade, teve sua primeira epidemia global em 1817. Desde então, o vibrião colérico (Vibrio cholerae) sofreu diversas mutações, causando novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos
Contaminação – Por meio de água ou alimentos contaminados
Sintomas – A bactéria se multiplica no intestino e elimina uma toxina que provoca diarréia intensa
Tratamento – À base de antibióticos. A vacina disponível é de baixa eficácia (50% de imunização)

TUBERCULOSE
1 bilhão de mortos - 1850 a 1950
História – Sinais da doença foram encontrados em esqueletos de 7 000 anos atrás. O combate foi acelerado em 1882, depois da identificação do bacilo de Koch, causador da tuberculose. Nas últimas décadas, ressurgiu com força nos países pobres, incluindo o Brasil, e como doença oportunista nos pacientes de Aids
Contaminação – Altamente contagiosa, transmite-se de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias
Sintomas – Ataca principalmente os pulmões
Tratamento – À base de antibióticos, o paciente é curado em até seis meses

VARÍOLA

300 milhões de mortos - 1896 a 1980
História – A doença atormentou a humanidade por mais de 3 000 anos. Até figurões como o faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luís XV da França tiveram a temida “bixiga”. A vacina foi descoberta em 1796
Contaminação – O Orthopoxvírus variolae era transmitido de pessoa para pessoa, geralmente por meio das vias respiratórias
Sintomas – Febre, seguida de erupções na garganta, na boca e no rosto. Posteriormente, pústulas que podiam deixar cicatrizes no corpo
Tratamento – Erradicada do planeta desde 1980, após campanha de vacinação em massa

GRIPE ESPANHOLA
20 milhões de mortos - 1918 a 1919
História – O vírus Influenza é um dos maiores carrascos da humanidade. A mais grave epidemia foi batizada de gripe espanhola, embora tenha feito vítimas no mundo todo. No Brasil, matou o presidente Rodrigues Alves
Contaminação – Propaga-se pelo ar, por meio de gotículas de saliva e espirros
Sintomas – Fortes dores de cabeça e no corpo, calafrios e inchaço dos pulmões
Tratamento – O vírus está em permanente mutação, por isso o homem nunca está imune. As vacinas antigripais previnem a contaminação com formas já conhecidas do vírus

TIFO
3 milhões de mortos (Europa Oriental e Rússia) - 1918 a 1922
História – A doença é causada pelas bactérias do gênero Rickettsia. Como a miséria apresenta as condições ideais para a proliferação, o tifo está ligado a países do Terceiro Mundo, campos de refugiados e concentração, ou guerras
Contaminação – O tifo exantemático (ou epidêmico) aparece quando a pessoa coça a picada da pulga e mistura as fezes contaminadas do inseto na própria corrente sangüínea. O tifo murino (ou endêmico) é transmitido pela pulga do rato
Sintomas – Dor de cabeça e nas articulações, febre alta, delírios e erupções cutâneas hemorrágicas
Tratamento – À base de antibióticos

FEBRE AMARELA
30 000 mortos (Etiópia) - 1960 a 1962
História – O Flavivírus, que tem uma versão urbana e outra silvestre, já causou grandes epidemias na África e nas Américas
Contaminação – A vítima é picada pelo mosquito transmissor, que picou antes uma pessoa infectada com o vírus
Sintomas – Febre alta, mal-estar, cansaço, calafrios, náuseas, vômitos e diarréia. 85% dos pacientes recupera-se em três ou quatro dias. Os outros podem ter sintomas mais graves, que podem levá-los à morte
Tratamento – Existe vacina, que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade e renovada a cada dez anos

SARAMPO

6 milhões de mortos por ano - Até 1963
História – Era uma das causas principais de mortalidade infantil até a descoberta da primeira vacina, em 1963. Com o passar dos anos, a vacina foi aperfeiçoada, e a doença foi erradicada em vários países
Contaminação – Altamente contagioso, o sarampo é causado pelo vírus Morbillivirus, propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes
Sintomas – Pequenas erupções avermelhadas na pele, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias
Tratamento – Existe vacina, aplicada aos nove meses de idade e reaplicada aos 15 meses

MALÁRIA

3 milhões de mortos por ano - Desde 1980
História – Em 1880, foi descoberto o protozoário Plasmodium, que causa a doença. A OMS considera a malária a pior doença tropical e parasitária da atualidade, perdendo em gravidade apenas para a Aids
Contaminação – Pelo sangue, quando a vítima é picada pelo mosquito Anopheles contaminado com o protozoário da malária
Sintomas – O protozoário destrói as células do fígado e os glóbulos vermelhos e, em alguns casos, as artérias que levam o sangue até o cérebro
Tratamento – Não existe uma vacina eficiente, apenas drogas para tratar e curar os sintomas

AIDS
22 milhões de mortos - Desde 1981
História – A doença foi identificada em 1981, nos Estados Unidos, e desde então foi considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde
Contaminação – O vírus HIV é transmitido através do sangue, do esperma, da secreção vaginal e do leite materno
Sintomas – Destrói o sistema imunológico, deixando o organismo frágil a doenças causadas por outros vírus, bactérias, parasitas e células cancerígenas
Tratamento – Não existe cura. Os soropositivos são tratados com coquetéis de drogas que inibem a multiplicação do vírus, mas não o eliminam do organismo
 Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundação Oswaldo Cruz

 Lucas 21:11  haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.

V. Sinais: 
Sinal espantoso poderá ser visto nos céus próximo do natal de 2013 - maior cometa de sempre produzira em 2013 espectáculo nunca visto na terra!



O recém descoberto cometa C/2012 S1 (ISON) produzirá no ano de 2013 um dos mais belos espectáculos celestiais jamais vistos pelo homem. A trajectória deste cometa que surgiu da distante "nuvem Oort" aproximá-lo-à de tal forma da terra que produzirá o maior espectáculo celeste a registar na memória humana.
A passagem do cometa a uma distância de 1,16 milhões de milhas do sol poderá ser vista em Dezembro de 2013, mas não oferecerá qualquer perigo para o nosso planeta. 
erá essa passagem tão "próxima" do sol que levará a que enormíssimas quantidades de gelo do cometa se derretam, libertando poeiras e gás que formarão uma imensa cauda, e que provocará a admiração e o espanto dos cidadãos da terra, especialmente aqueles que vivem no hemisfério Norte.
Ao contornar o sol, o cometa passará então "próximo" da terra, a uma distância contudo segura para provocar qualquer espécie de preocupação aos cientistas.
Os habitantes da terra - especialmente os do hemisfério Norte - serão assim privilegiados com uma vista deslumbrante nas semanas antecedentes ao Natal de 2013, sendo o tamanho do núcleo principal do cometa visto com o mesmo tamanho de uma lua cheia.
A aproximação ao sol poderá no entanto desfazer o cometa mais do que se imagina, pelo que o espectáculo será uma possibilidade, não uma certeza absoluta...
TMas isso não esmoreceu o entusiasmo da"Astronomy Now", que pelo contrário vê o fenómeno como"único na vida de uma civilização". O cientista perito em cometas John E. Bortle já está inclusivamente a comparar este cometa ISON com o grande cometa de 1680, o qual, segundo relatos da época, fez com que a população da ilha nova-iorquina de Manhattan fosse "vencida pelo terror com a visão dos céus tal como raramente havia sido tocada por olhos humanos...na província de Nova Iorque foi proclamado um dia de jejum e quebrantamento, para que assim a ira de Deus fosse apaziguada."
E o registo do que aconteceu em 1680 prosseguiu: "A maior parte das pessoas no mundo civilizado, tanto os estudados como a multidão temiam que o fim de todas as coisas estivesse próximo. Cada igreja na Europa, da mais grandiosa catedral à mais humilde capela ressoava com súplicas, e na província de Nova Iorque foi proclamado um dia de jejum e quebrantamento, para que assim a ira de Deus fosse apaziguada."
Sabemos que nos últimos dias haveriam sinais nos céus: "...as estrelas cairão do céu..." e "...haverá também coisas espantosas e grandes sinais no céu" (Lucas 21:11). 
 Será este um desses sinais? Se assim for, o que é que ele nos anunciará?
Shalom! 


2 Ts 2:9  Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,

Wanderlei Vieira - Pastor
Fonte: Internet

Os evangélicos estão em segundo lugar em Uberlândia.

Analisando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, divulgada no dia 30 de setembro deste ano, foi verificado que a população uberlandense, em sua maioria, é católica apostólica romana, com mais de 50% de adeptos. A religião é uma igreja cristã com aproximadamente 2 mil anos, colocada sob a autoridade suprema do papa, bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do reino de Deus, e concede um papel importante nessa missão à pessoa da santíssima Virgem Maria (a quem se intitulou de “Mãe da Igreja”). Para esse fim, a igreja católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo.
Já os evangélicos aparecem em segundo lugar em Uberlândia com mais de 152.411 seguidores. O termo evangélico pode referir-se a um movimento religioso protestante denominado evangelicalismo – base teológica do pentecostalismo e do neopentecostalíssimo. No Brasil, o IBGE, de forma genérica, classifica ou denomina todos os cristãos e denominações religiosas protestantes, para-protestantes e restauracionistas de evangélicos. O termo tornou-se muito popular para referir-se a todos os grupos cristãos não católicos e não ortodoxos no Brasil.
Os espíritas ocupam a terceira posição em Uberlândia e chegam a mais de 44.817. O espiritismo também é denominado doutrina espírita ou Kardecismo. Foi codificada pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec. Essa doutrina é baseada em cinco obras básicas, por meio da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências incorpóreas ou imateriais denominadas espíritos.
Já umbandistas e cultuadores do candomblé chegam a 1.665. Na realidade, o IBGE classifica candomblé, quimbanda e umbanda no mesmo ramo da pesquisa pela natureza das entidades cultuadas e/ou invocadas/evocadas; pelos procedimentos do culto; pelos elementos culturais componentes do sincretismo. O candomblé difere da quimbanda e da umbanda de forma mais enfática, enquanto quimbanda e umbanda são muito mais próximas.
Agora, mais de 50.640 uberlandenses não professam religião alguma. Uma curiosidade no levantamento: 2.903 pessoas afirmaram pertencer à católica apostólica brasileira, que é uma dissidência da igreja católica apostólica romana, organizada em 6 de julho de 1945 no Brasil por Dom Carlos Duarte Costal, bispo emérito de Botucatu e bispo titular de Maura (extinta cidade africana). A igreja católica apostólica brasileira (ICAB), sem a subordinação à Roma, implementou posturas eclesiais que a diferenciaram em maior grau do catolicismo romano antes do Concílio Vaticano II. Após este citado concílio, algumas posturas que as diferenciavam ficaram diluídas, como a abolição do uso da batina fora dos cultos, atos litúrgicos e missas. Fora dos atos litúrgicos, o clérigo deveria usar vestes civis comuns; abolição do uso do latim dos cultos, atos litúrgicos e missas, passando ao uso do idioma vernáculo nacional; ministração do Sacramento do Matrimônio para os desquitados e, posteriormente, para os divorciados, após a devida comprovação das causas da dissolução do primeiro casamento; abolição do celibato clerical obrigatório; foi permitido o casamento aos padres e bispos; abolição da confissão auricular (em privado, para o padre). Radialista e Jornalista Uberlândia (MG)