domingo, 20 de outubro de 2013

Transforme as "meras" palavras em AÇÃO!

Tiago 1:25  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.NTLH
Tiago 1:25  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. RA

A nossa língua a portuguesa segundo o dicionário Aurélio tem 500.000 palavras, para dizer a verdade eu fiquei até surpreso ao escrever este artigo, pois não pensei serem tantas. As palavras são as ferramentas que temos a nossa disposição para nos comunicar e expressar as nossas idéias e pensamentos. E como todas as demais línguas, existem na nossa existem classes de palavras que serão usadas para determinados fins específicos.Para poder entender com exatidão o que uma palavra significa ou quer dizer precisamos estudar a sua "Morfologia". Vamos dar uma olhada no que estamos falando:
Morfologia:
Definição:
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
Mais eu gostaria de me deter mais um pouco numa classe gramatical específica ou seja, os verbos.
Definição
Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.

De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.

O Verbo na Bíblia:
João 1:1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:10  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
João 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
1 João 1:1  O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida
Apocalipse 19:13  Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
Segundo a bíblia Almeida.(SBB)
Verbo significa:
Palavra {#Jo 1.1-14}. Jesus é o Logos (Na RC e NTLH, {#/ NTLH #1Jo 1.1; Ap 19.13}), isto é, a Palavra, que é mais do que expressão falada: é Deus em ação, criando {#Gn 1.3}, se revelando {#Jo 10.30} e salvando {#Sl 107.19-20; 1Jo 1.1-2}.

Já que agora temos uma definição bem clara do que é e o que significa a palavra verbo vamos ver qual a diferença que esta palavra pode causar em nossas vidas.
O evangelho é vida e exemplo e não palavras, nós somos que as nossas ações e atitudes refletem a nosso respeito, e não o que falamos ser....

Aqui está a grande diferença de Jesus Cristo e os religiosos de sua época, pois Jesus falava e vivia o que pregava, ao contrário daqueles homens que falavam uma coisa e viviam outra.
Assim acontece em nossos dias, os crentes não estão dando o exemplo de vida para as pessoas do mundo, e por isso o evangelho não tem alcançado a mais pessoas. Quantas expressões e frases depreciativas temos ouvido a respeito de alguns crentes, o qual nos deixa muito envergonhados. O que é mais triste ainda é que são verdades, as pessoas não estão zelando para manterem-se puros e limpos diante da sociedade que está de olho. Todo mundo comete pecado, roubam, matam etc..., mais quando isso acontece com um evangélico a coisa toma proporções gigantescas.
O que fazer para mudar esta realidade?
Simplesmente viva o que prega. Este é o maior de todos os exemplos que podemos dar para todos, a começar em nossas casas e familiares e depois para todos. Temos de fazer a diferença neste mundo a começar com quem está mais perto de nós e deixe que o seu bom exemplo ganhe o mundo.

Falar é completamente fácil,
quando se têm palavras em mente
que expressem sua opinião.

Difícil é expressar por gestos e atitudes
o que realmente queremos dizer,
o quanto queremos dizer,
antes que a pessoa se vá.
Carlos Drumond de Andrade










Nenhum comentário:

Postar um comentário