O líder de uma equipe é diretamente
responsável pelo clima do ambiente trabalho. Veja 13 atitudes que podem fazer
com que os funcionários deixem uma empresa
São Paulo - Ser uma empresa reconhecida
no mercado, oferecer muitos benefícios e uma alta remuneração. Nada disso é
suficiente para manter um funcionário, caso quem esteja nos cargos de liderança
não sirva de exemplo e inspiração. Veja 13 atitudes dos chefes que podem
direcionar os melhores funcionários de uma companhia direto para a
concorrência, segundo especialistas:
1 Não agir conforme o
próprio discurso
"Faça o que eu digo, não
faça o que faço". Praticada pela liderança,
esta "filosofia" pode causar incômodo e irritação na equipe e levar
até mesmo a desligamentos. O coach e
sócio fundador da Alliance Coaching Sílvio Celestino dá a isto o nome de
"falta de integridade". "É a incapacidade do líder de fazer
aquilo que ele diz que é necessário. Por exemplo: ele pede que todo mundo seja
pontual, mas nunca chega no horário. Ou até mesmo diz que é preciso reduzir
custos e depois faz um gasto excessivo em um evento, ou almoço com
clientes", explica.
2 Não saber dialogar
Aqui entra todo tipo de
comunicação ineficaz: desde o diálogo lacônico, em que o líder fala pouco e
resume demais o conteúdo da conversa, até grosserias. "Falta de
orientação, de feedback, estressa os funcionários e chega uma hora em que
ninguém aguenta. A qualidade de vida das pessoas dentro de uma empresa é
proporcional à dos diálogos que nela existem, e isso é responsabilidade do
líder", diz Celestino.
3 Ignorar o potencial de
crescimento da equipe
Quem é que deseja ficar
estagnado na profissão, fazendo sempre a mesma a coisa, sem se desenvolver?
Chefes que não reconhecem o potencial de crescimento da equipe e não promovem
funcionários nem disponibilizam novas ferramentas e oportunidades de trabalho
só provocam desestímulo, segundo Clara Linhares, professora da área
de pessoas da Fundação Dom Cabral.
4 Prometer e não cumprir
A clássica promessa não
cumprida já foi apontada por especialistas consultados por EXAME.com com uma
das piores coisas que os chefes podem dizer aos funcionários. Pois ela também
pode ser a gota d'água para quem não está muito satisfeito com o emprego pedir
logo a demissão. Prometer promoção ou férias e depois dizer que não vai mais
ser possível, são as mais comuns, segundo Celestino.
5 Viver no passado
(tecnológico)
Aquele chefe que, em vez de
usar as redes sociais impede os seus funcionários de acessá-las, se enquadra
neste quesito. É preciso acompanhar as mudanças tecnológicas e entender que o
uso de novas ferramentas pode contruibuir para a produtividade, segundo
Celestino. "Não dá para se desatualizado em um tempo em que tudo acontece
tão rápido. Vejo muito funcionários de hotéis buscando táxis nas ruas. Se eles
recebessem um smartphone para ter acesso a um aplicativo que faz esse serviço
automaticamente, economizariam tempo e ganhariam em eficiência",
exemplifica.
6 Ser
"imprevisível"
"É horrível trabalhar com
alguém que a cada hora pede que uma tarefa seja feita de um jeito, que marca
uma reinão e desmarca dois minutos antes do horário agendado, que não considera
mais importante aquilo que no mês anterior era imprescindível", explica
Celestino.
7 Fazer cortes na equipe
para alcançar resultados, sem uma estratégia
Líder que não pensa
estrategicamente, não é eficiente. Para Silvio Celestino, um dos principais
erros de não planejar os negócios adequadamente é fazer muitos cortes na
equipe, na ânsia de obter resultados. "Aí, em uma área em que deveria
haver cinco pessoas trabalhando, há somente uma, trabalhando que nem um camelo.
Isso não resolve nada!", afirma.
8 Não permitir inovações
É claro que padrões precisam
ser seguidos em qualquer tipo de organização. Permitir e adotar pequenas
inovações, porém, é necessário para que uma empresa consiga se manter sempre
renovada. "Hoje as pessoas querem liberdade. Portanto, é inviável
trabalhar com um chefe que mantém sempre a mesma rotina e quer que tudo seja
feito do jeito dele", diz Celestino.
9 Controlar em excesso
"Ninguém gosta de
trabalhar para um chefe que é autoritário a ponto de controlar rigorosamente
tudo o que a pessoa faz dentro da empresa, desde a hora em que ela chegou até a
que vai embora; que trata os funcionários como se a vida deles se resumisse ao
que eles fazem dentro da empresa; que associa empenho a horas trabalhadas, e
não a resultados", afirma Celestino.
10 Colocar apelidos nos
funcionários
Chefes que desqualificam o
pessoal, se referem aos funcionários de forma pejorativa e colocam apelidos são
praticamente um convite para deixar o trabalho, de acordo com Clara
Linhares.
11 Não ouvir
De acordo com o coach Homero
Reis, o chefe que não tem abertura para ouvir outros pontos de vista pode, sem
querer, incentivar a perda de talentos na sua companhia. "É aquele que
diz: eu sou uma pessoa fácil, basta que você me obedeça e me dê o seu melhor".
12 Levar tudo para o lado
pessoal
Segundo Homero Reis, esta é
uma questão de pura imaturidade emocional. É o líder que trata relacões de
trabalho de forma pessoal, que "acredita que alguém discorda dele, e não
da ideia". Por outro lado, tratar todo mundo superficialmente, também não
é um comportamento positivo. "Ele precisa demonstrar preoucupação sobre
como o funcionário está na carreira e na vida particular", diz Clara
Linhares.
13 Não ter visão do grupo
Tratar cada funcionário
individualmente é muito importante, mas não se pode esquecer do grupo como um
todo, segundo Reis.
Fonte: Exame.com
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