sábado, 15 de fevereiro de 2014

Virando a página e seguindo em frente.


Encerrando Ciclos
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. 

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? 
Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? 
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? 

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. 

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração - e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. 

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. 

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
Fernando Pessoa.



       Filipenses 3:13  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
Quero através de este estudo mostrar o quanto é prejudicial ficar lembrando o passado negativo. Precisamos esquecer as coisas negativas em todas as áreas: Relacional, Laboral, Sentimental, Comercial e Vivencial. As instruções que verteremos aqui neste tema serão de grande proveito para cada um daqueles que estão vivendo um trauma do passado ou um complexo de culpa. O texto inicial é exclusivo em toda Bíblia e um excelente exemplo a ser seguido: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim

I. Lembranças negativas do passado bloqueiam o presente:

1. Impede o perdão:
Por muito tempo eu não entendia esta questão do perdão: Pois muitos diziam: Tem de esquecer, pois Deus esquece o nosso pecado e não se lembra mais dele. Como pode O Senhor Deus Todo Poderoso esquecer-se de alguma coisa? Sendo Ele Onisciente? A resposta é: Não tem como. Mais a bíblia diz que Deus não se lembra mais. No meu entendimento não lembrar mais significa que uma vez que o pecado foi confessado e perdoado nunca mais Deus vai menciona-lo de novo.
Is 43:25  Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.
Outra coisa muito importante é perdoar e pedir perdão Mt 6:12. Em hospitais psiquiátricos e outras instituições que tratam de doenças da mente foram detectado que uma grande parte das doenças se resolveriam com um simples pedido de perdão ou liberar o perdão. Outro fator é que tem pessoas que não conseguem perdoar a si mesmos, gerando com isso muitas doenças mentais.
 Mt 6:12  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;

2. Impede a alegria: 
O passado ruim pode causar muitas tristezas, desgostos, pode fazer chorar. Quantas pessoas que vivem presas em seu passado, sofrendo e se lamentando por coisas que já passaram. Muitas vezes apesar de não ser fácil temos de prosseguir em frente. Tem um ditado popular que cai muito bem aqui." Não adianta ficar chorando sobre o leite derramado". O que aconteceu não pode ser mudado mais. Não podemos deixar que o nosso passado faça com que o nosso presente seja ruim, e muito mais deixar que o passado estrague totalmente o nosso futuro. " Deixe o passado no passado". José foi o exemplo mais claro que podemos ver. Ao invés de ficar chorando e se lamentando ele via em cada problema e dificuldade uma oportunidade de Deus para sua vida. E qual foi o resultado? José foi feliz mesmo ante o revés que a sua vida teve, e pela sua atitude ele foi colocado no lugar mais alto de autoridade do Egito.
Gênesis 42:6  José era governador daquela terra; era ele quem vendia a todos os povos da terra; e os irmãos de José vieram e se prostraram rosto em terra, perante ele.

3. Impede a paz: 
As pessoas geralmente perdem a paz, o apetite e o sono quando se lembram das coisas passadas negativas não tratadas. Antes de qualquer coisa precisamos definir o que é paz:
Definição da web
Estado de coisas que se caracteriza pela harmonia entre os elementos que nele habitam; estado de não beligerância; calma, tranquilidade; beatitude; ausência de conflitos
Dicionário Aurélio
s.f. Harmonia, concórdia. / Sossego, tranqüilidade. / Calma, repouso. / Estado de não-beligerância. // Paz armada, paz que se sustenta pelo temor que os inimigos têm um do outro. // Fazer as pazes, reconciliar-se.
O sentido da paz na Bíblia
Paz é conceito básico na Bíblia. A palavra hebraica shalom é saudação que comunica uma paz completa. É resumo de tudo de bom que Deus quer oferecer quando faz aliança com o povo. O termo aparece na Escritura 239 vezes e abrange muitos significados: bem-estar, felicidade, saúde, segurança e relações sociais equilibradas; harmonia consigo mesmo, com o próximo e com Deus. A paz na Bíblia não é só o contrário de violência e ódio, é a vida como ela deve ser. 
João 20:26  Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

4. Impede a harmonia: 
Tem pessoas que cada vez que se lembra de uma situação que causou ira, volta a sentir a mesma emoção é como colocar vinagre na ferida.
Pv 25:20  Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito.

5. Eles mostram as feridas demais: 
Pessoas que vivem mostrando as suas cicatrizes para que as outras sintam pena dela. Sempre sofrendo e chorando por feridas feitas no passado. Feridas que nunca saram, estão sempre abertas e purulentas e por isso muito doloridas.
Zc 13:6 Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos. 

6. Eles contam as feridas demais: 
Jó ocupa quase todos os seus 42 capítulos do seu livro, para descrever suas feridas, que eram na verdade grandes, mas não precisava ficar o tempo todo falando delas. Quando ele começou a orar pelos seus inimigos, sua historia foi revertida, sua sorte foi mudada e ele passa a receber o dobro de Deus.
Jó 7:5. A minha carne está vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. 

II. Tomando atitudes corretas com os erros.

1. Viva o presente:
Não viva do passado, nem do futuro, faça do tempo presente, realmente como diz a própria palavra: Presente desembrulhe seu presente cada dia.

2. Os erros são relativos: 
Compare a tua experiência negativa com outra experiência ruim de outra pessoa. Pode que você tenha passado um dia ruim enquanto que outra pessoa passou um mês inteiro. Pode que a você morreu o gato enquanto que a outra pessoa morreu a sua mãe.

3. Seja sensato, 
Diga todos cometem erros: As pessoas não são perfeitas, todo mundo esta sujeito a cometer erros. Você precisa dizer isso e colocar isso na sua mente.

4. Escreva todas as experiências ruins num diário: 
O fato de escrever tudo o que esta te incomodando, melhora a tua situação.

5. Trate os erros com humor: 
É muito mais fácil solucionar os problemas usando o humor, rindo deles, comentando sobre eles com graça.

6. Evite cometer o mesmo erro duas vezes. 
Você não pode evitar que pessoas briguem com você, mas pode controlar suas respostas a eles.

III. Mude o passado com o presente

1. De que maneira podemos mudar o passado? 
Muitos crêem que já não se pode mudar o passado, mas isso esta errado, ele pode ser mudado sim. Se você viver o presente com bastante êxito, o passado é mudado, esquecido.

2. O passado só dói só quando o presente não seja promissor:
Pelo simples fato de viver o presente bem, o passado deixa de causar dor. Por exemplo: Pessoas que tiveram uma empresa no passado que faliu e isto lhe deixou sérios traumas, dores e dividas ao abrir uma nova empresa bem sucedida, aquela empresa falida será esquecida.
Ec 5.20. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.

3. Deus faz você esquecer as aflições: 
Deus fez José esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Não só do trabalho ele precisa se esquecer, mas também da inveja dos seus irmãos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no cárcere.

4. Deus quer fazer você esquecer-se do desemprego: 
Um desemprego sempre gera dor, desgastes, estresse, por tanto Deus trabalha assim, dando lhe um novo emprego com muito mais dinheiro, para você esquecer toda a experiência amarga que você viveu os apertos econômicos, as zombarias de familiares e amigos.

5. Deus quer fazer você esquecer-se do mau relacionamento antigo:
Tem tantas pessoas que tiveram um péssimo relacionamento com os pais, com o cônjuge, com o professor, com o chefe. Então Deus permite um novo relacionamento na sua vida, seja este entre patrão e funcionário; decanos ou docentes, marido ou mulher.

6. Deus quer fazer você esquecer-se das amarguras no meio cristão:
Deus tem muitas formas de trabalhar para estabelecer do teu coração a paz. Às vezes ele te permite mudar de cidade, outras vezes ele muda da cidade aquele que te causava amarguras.

7. Deus quer fazer o teu sofrimento como águas que passaram: 
Jó 11.13-19. Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

Fontes: Internet, Bíblia SBB, Etc...
Base: Teofilo Kardde

Nenhum comentário:

Postar um comentário